RSS

Sejamos como as Palmeiras...

Certa ocasião, minha irmã foi a um culto em uma igreja bem pequenina, cujos freqüentadores eram pessoas bem simples. Um espaço improvisado que virou igreja. Desse grupo, um jovem se levanta para dar sua palavra e emociona com seu discurso fluente, repleto do poder divino. Em sua pregação esse jovem disse que tínhamos que ser fortes como as palmeiras que resistiram ao Tsunami na Ásia. Pois é, quase tudo se acabou por lá, mas as palmeiras continuaram de pé e muitos se salvaram ao se agarrarem a elas. E o jovem continuou dizendo que a nossa fé em Deus precisa ser assim, aconteça o que acontecer ela não pode esmorecer. É preciso resistir pois a manhã de sol sempre chega...E Deus não desampara nunca! Sejamos como as palmeiras...
E por falar nelas...
Por esses dias recebi uma visita de duas mulheres membros do Salão do Reino das testemunhas de Jeová. Era uma manhã de sol escaldante e elas estavam de porta em porta a falar de Deus e de tantas coisas edificantes. Na revista, Sentinela, que elas divulgavam havia uma reportagem sobre as Tamareiras que são um tipo de Palmeira.
Espia só:
-Dão frutos belos e saborosos mesmo após os cem anos!
-Belas mulheres são comparadas à tamareira, daí o nome Tamara.
-O salmista cantou “Os justos florescerão como a Palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios de nosso Deus. Mesmo na Velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes” Salmo 92:12-14
Por aqui, é lógico que, Dedé cogitou em plantar Tamareiras depois dos causos passados, mas parece que desanimou devido a altura que elas chegam, em torno de, 15 metros. Compramos tâmaras que são frutas deliciosas!!
Desejo a todos um Feliz Ano de 2008!! Que nossos sonhos e projetos se transformem em realidade. Que Deus nos proteja com seus anjos em nossa caminhada.
Saúde e paz para todos!
Portanto meus amigos, sejamos fortes como as Palmeiras, firmes nos caminhos da fé, da bondade e do amor. Não é fácil, não...mas a gente consegue!!

Meu coração de bertalha pra vcs!






É tempo de pensar em nosso planeta. Cuidar da água, das plantas, dos bichos e das pessoas. Mesmo com seus espinhos o cacto tem a flor. Que tenhamos força em 2008 para suportar e vencer os arranhões de alguns espinhos que por ventura apareçam...E que Deus nos proteja.

Ou oito ou oitenta

Eu sempre ouvi dizer que manda quem pode e obedece quem tem juízo...cansei disso...

Esmola

Nesses últimos dias tenho ouvido direto o Cd "A viagem de Gonzagão e Gonzaguinha". Uma maravilha. É de emocionar a junção desses gênios da música brasileira num show.Uma das faixas, a de número dez, me chamou muito a atenção. Me lembrei do desespero do povo aqui de Rio das Ostras, que fica numa agonia danada a fim de garantir benefícios do bolsa isso ou aquilo...
"Seu doutor, os nordestinos,
Têm muita gratidão,
Pelo auxílio dos sulistas,
Nesta seca do sertão.
Mas, doutor, uma esmola,
A um homem que é são,
Ou lhe mata de vergonha,
Ou vicia o cidadão..."
A ajuda é bem vinda, desde que se dê condições para que depois não seja mais necessária a ajuda...
Eu mesma ganhei uniforme na escola, porque a vida não era fácil para uma família numerosa, mas estudei muito para superar as dificuldades...E eu tinha muita vergonha...

Espie...

1. O orkut declara que mais da metade dos seus 50 milhões de usuários no mundo, são brasileiros...Eu acho que o orkut inovou muito trazendo pessoas às vezes tão distantes pra perto da gente. Gosto muito.
2. Ronaldinho Gaúcho agora tem dupla nacionalidade. Em razão disso, o jogador terá que pagar quase 9 milhões de dólares só de impostos. Ainda bem que a sua renda anual, no Barcelona, é de 30 milhões de dólares...pelo menos isso, ele não vai passar sufoco!!!
Não dá nem pra quantificar e imaginar essa grana toda!!
3. Falando em impostos, é uma chatice esse negócio de muitos dentistas e/ou médicos não gostarem de dar recibos...

Venezuela












Aproveitando uma série de feriados no mês de novembro eu e Dedé fomos para a Venezuela. Há um tempo atrás, eu tinha visto uma matéria no jornal, sobre o Caribe Venezuelano e me interessei em conhecer aquelas praias de areia tão branquinha e tão belas.
Ficamos pouco tempo em Caracas, capital da Venezuela. Por lá, vi um quadro muito parecido com o Rio de Janeiro, era um túnel e em cima as casas, muito semelhante a Rocinha. O motorista do táxi que nos conduziu ao Hotel era Chavista e elogiou bastante as estradas do país que segundo ele o governo tinha reformado. De fato, estavam boas mesmo. Pena eu não ter podido ficar com uma boa imagem dele ao saber no dia seguinte que o preço da corrida cobrado por ele tinha sido exorbitante.
Em Caracas, liguei a tv e a primeira pessoa que vi foi a Patrícia Pillar na novela Cabocla. Maravilha porque nos outros canais só vi reportagens sobre o Governo de Chávez, e eu queria conhecer a diversidade do lugar...Pelas ruas só cartazes de Sí com Chávez. Na minha pesquisa informalíssima o No ganhava o referendo, um taxista chegou a dizer que ele humilhou o Brasil naquela história da descoberta dos poços petrolíferos por aqui, e que na opinião dele era tudo um excesso, coma com Chávez, beba com Chávez, tudo levava a Chávez, como se fosse um Deus, tudo com Chávez...
Pelas ruas os carros mais modernos (tipos da Toyota, Honda, BMW, etc) que nem vejo por aqui, contrastavam com carros velhíssimos circulando normalmente. Em um país em que o combustível é quase de graça, ninguém precisa se preocupar em ter um carro mais econômico e tal. Além de que é clara a separação da Classe A do resto da população.
A moeda Venezuelana é muito desvalorizada, na casa de câmbio oficial 1 dólar vale mais ou menos 1800 bolívares. Lembra aqui no Brasil, do cruzeiro, cruzado, cruzado novo, sei lá...Agora, para a população em geral esse câmbio oficial não existe, e sim um em que 1 dólar vale pelo menos 5000 bolívares. Isso é o paraíso para quem tem dólares ou euros. Se vc trocar seus dólares, esqueça, pois não se pode trocar bolívares por dólares de novo. O Chávez odeia os EUA, mas como todo mundo gosta de dólar. É meio assustador, você desembarca e logo aparece um sujeito querendo trocar dólar. Tudo acontece ali na cara de todo mundo. Disseram que é bom ter cuidado pois a polícia prende quem troca o dinheiro dessa forma...Bem, eu achei tudo tão descarado...
Não passamos graças a Deus, por nenhum problema nos aeroportos brasileiros, porém, quanto à Venezuela...O vôo de Caracas para Isla Margarita atrasou seis horas, dentre outras coisitas mais. A companhia Aeropostal na qual viajamos para Isla Margarita é um horror! Nós que tínhamos acompanhado todo o caos aéreo no Brasil pela tv, de repente estávamos ali, em um, na Venezuela.
Quanto a Isla Margarita essa é uma área livre de impostos, portanto é ótima para compras de eletrônicos, roupas, perfumes. Além, de possuir belas praias. Por lá ficamos em um resort lindo, com uma piscina fantástica. Me senti na ilha da fantasia, no meio daquele monte de americanos, europeus, muitos deles bebendo muito e fumando cigarros ou charutos. Ou, seja, nada a ver comigo e com Dedé.Conheci parte
da Isla Margarita, porque logo fui para Isla de Coche. E preferi assim mesmo, pois achei a Margarita já muito cheia, devassada...eu prefiro ficar mais retirada.
A praia que mais gostamos fica na Isla de Coche, uma ilha maravilhosa. Foi lá que desfrutamos de momentos de descanso e tranqüilidade. Recomendo a Isla de Coche como um local de paz e beleza. O local mais belo que vi na Venezuela.
E na volta ao chegar no guichê da Varig, me senti já quase em casa...

Estou voltando...

Aproveitei os feriados de novembro e consegui tirar uma semana de férias. Eu e Dedé fomos para a Venezuela, em especial para o Caribe Venezuelano. Gastei bastante meu espanhol e nos aventuramos no país de Chávez. Ainda não arrumei as fotos. Estou ansiosa para mostrar aqui. Meu palpite de que o NO venceria por lá, no referendo, se concretizou. Dentre as pessoas que conversei apenas uma era a favor de Chávez. E justo essa, cobrou pela corrida de táxi, um preço absurdo. Acontece.
Estou em fim de ano letivo e como quem me conhece já sabe, estou cheia de provas para corrigir!!Para completar lá na repartição, estamos atendendo em torno de 120 pessoas por dia, isso com apenas dois computadores...A tensão está grande!!Hoje amanheci com o olho direito ensanguentado, um derramezinho ocorreu à noite. Vou descansar um pouco, vou ao médico ver esse olhinho e assim que puder mando notícias.
Um beijo,
Vivi

Alagoas



Meus pais são Alagoanos. Minha ligação com essa terra é profunda. Nasci no Rio de janeiro, por acaso. O mar, a temperatura das águas, a pureza das pessoas simples, o sertanejo, o interior humilde mas guerreiro, isso me encanta em Alagoas. Tenho imenso respeito por essa terra. A injustiça me angustia e infelizmente ela existe em Alagoas, Bahia, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, etc.
Terra de LAGOAS - ALAGOAS (nome que vem do Tupi)
Espia só, alguns alagoanos interessantes:
Nise da Silveira-médica
Djavan- cantor e compositor
Pontes de Miranda- Jurista
Aurélio Buarque de Holanda- Dicionarista
Graciliano Ramos-escritor
Jorge de Lima-escritor
Cacá Diegues-cineasta
Hermeto Paschoal- compositor e multinstrumentista
Zumbi - Rei do Quilombo dos Palmares

Alagoas


Alagoas é um Estado lindo e de gente hospitaleira. Por lá, o turista tem a oportunidade de desfrutar de uma culinária maravilhosa, regada a frutos do mar e de uma natureza deslumbrante. Vale muito a pena conhecer Alagoas. A beleza desse lugar é de deixar qualquer um de queixo caído!! Os problemas também, mas deixo essa parte para os jornais, quando se fala em Alagoas na Tv, ultimamente, é só tristeza, desvio do dinheiro da merenda, das casas populares, greve dos servidores da saúde,etc.
Deixo aqui, lindas imagens feitas por minha irmã, Suzana, desse pedaço de Brasil castigado pela seca, por políticos inescrupulosos, mas dono de uma beleza, espetacular. O litoral Alagoano é digno de toda reverência!Se não é o mais belo do Brasil, é um dos mais belos.
QUERO QUE VALORIZE - ARMANDO FILHO
"Quero que valorize o que você tem,
Você é um ser, você é alguém,
Tão importante para Deus,
Nada de ficar sofrendo angústia e dor
Neste teu complexo interior
Dizendo às vezes que não é ninguém
Eu venho falar do valor que você tem
Eu venho falar do valor que você tem
Ele está em você,
O Espírito Santo se move em você
Até com gemidos inexprimíveis, inexprimíveis
Aí você pode, então perceber,
Que prá Ele há algo importante em você
Por isso levante e cante!
Exalte ao Senhor!
Você tem valor, o Espírito Santo se move em você!
Você tem valor, o Espírito Santo se move em você! "

Vou ficar mais nova...




Dia 08 de novembro ficarei mais nova. Um ou outro fio de cabelo branco, quer dar o ar da graça, as articulações cismaram agora de estalar muito, eu ando muito cansada... é, não sou mais uma garotinha...Em compensação, estou mais madura, entendo melhor a vida, e quero ter sempre paciência e alguma palavra boa a dizer. A intenção dessa minha vida é ser feliz e fazer feliz. Só. Nessa casa, que é meu corpo que Deus me deu, não há espaço para ouvir opiniões negativas... Me aceito como sou, e agradeço a Deus por minha vida. Assim, que puder, volto pro Pilates, vou começar na natação e na Yoga, e quero ter minha pérola, meu bebê. Deixo vocês com as estrelas da horta, com uma foto minha praticando exercício, coisa rara, mas necessária, e volto no domingo. Deixo um beijo pra vocês que me visitam e são sempre carinhosos comigo. Obrigada.

Mané Garrincha

Hoje, pela manhã, assisti na TV Cultura,um programa sobre o Mané Garrincha. Eu li o livro Estrela solitária, vi o filme que foi feito sobre ele, com o André Gonçalves, o representando, mas nunca tinha visto ele falando tanto sobre a carreira dele. E fiquei emocionada ao ver a sua fala simples e as imagens de seu talento sem igual. Ele, como todo mundo sabe, sofria de uma doença,o alcoolismo. Jogou no Botafogo e com ele conquistou títulos, ganhou duas copas do mundo a de 1958 e 1962, mas a bebida abreviou sua carreira. Ele disse uma frase que eu achei bem bacana, mais ou menos assim, que o futebol não tinha mistério, o jogador com a bola no pé criava o mistério. E quanto mistério ele criou com as pernas totalmente tortas e fazendo jogadas geniais!!Todo jogador que o marcava era um João, e ele deixava os Joões até no chão, sem nenhuma maldade, apenas driblando. Tinha fome de bola. Diferente de muitos de hoje, que tiveram fome, um dia, e jogam hoje, por muito dinheiro. E para finalizar, as palavras de Carlos Drummond:
"Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios."

Cartões de crédito

Outro dia, recebi um novo cartão de crédito. O curioso foi que eu não havia pedido cartão algum. Para evitar problemas, o inutilizei. Depois de um mês recebi a cobrança da anuidade. O módico valor de 4 parcelas de 45 reais... Ignorei. No mês seguinte, mais uma cobrança da segunda parcela e juros sobre a primeira...Liguei para a operadora do cartão e fui informada de que eu não havia cancelado o cartão por isso as cobranças. E eu pacientemente, expliquei que eu não tinha que cancelar algo que eu não pedi...depois de muitos minutos de idas e vindas ao telefone e do operador quase me enlouquecer, a ligação caiu...Dias depois me preparei emocionalmente e liguei de novo para cancelar o tal cartão, no que fui convencida a pagar uma das parcelas e ficar com o cartão. No auge do desespero concordei para ter minha paz de volta porque eu já estava exausta de argumentos, réplicas, tréplicas. Dias se passaram e percebi que mesmo para pagar a tal parcela ia ser complicado pois por aqui não existem todos os bancos e o boleto já tinha passado do vencimento e só na agência X. Liguei de novo agora disposta a cancelar de vez esse cartão. Chega!!
Resultado: Estou passada, cansada, precisei de um tigre e de um leão na briga...Tô com o ouvido dolorido de tanta patifaria!!Não queriam deixar eu cancelar de jeito nenhum, o tal cartão!!E queriam que eu pagasse os tais 45 reais de um cartão que eu não solicitei, nunca tinha usado. O Cartão, finalmente, foi cancelado!!!Enfim, que mundo é esse?

Quero ver meus filhos pegando fruta no pé!

É preciso ter cuidado com o tomate, o morango, o mamão, a batata, pois geralmente têm muito agrotóxico (veneno). Devido ao menor peso e resistência das crianças dê preferência aos alimentos orgânicos. A gente lê ou ouve muito isso. Pois, bem, aqueles a favor da agricultura convencional dirão que isso é exagero!Pelo sim, pelo não, gostaria que meus filhos conhecessem as frutas, tivessem contato com os bichos e se integrassem mais em um universo a parte dos venenos de toda espécie...
Nada mais natural então, do que termos a nossa própria hortinha. Portanto, a minha frase do dia é essa: Plante!! Aproveite seu espaço!!
E quem mora em apartamento? Compre vasos. Aquelas pequenas jardineiras. Fica bonito.
Manjericão, salsinha, cebolinha, se adaptam bem em pequenos espaços...E o perfume e principalmente o sabor são maravilhosos!
Hoje eu fiquei muito feliz ao conhecer o nosso primeiro caju. Na verdade um bebê-caju. E tive certeza de que se alguém cometeu alguma injustiça com o caju, como disse o Presidente Lula, não fomos nós, daqui de casa.


O que é vídeo cassete?

Meu vizinho, Tiago, de 4 anos, veio me perguntar o que era um vídeo cassete. Ele estava mexendo nos controles remotos e se deparou com o que pertencia a esse aparelho antigo, do século passado...
Eu ainda tenho um e não tenho coragem de me desfazer dele...
A meninada já está na era dos Dvds, Ipods, Mp3, Mp4, Cds...CDs?Não por muito tempo!!Li por aí, que em Nova York anda sendo comum jogar Cds fora, por causa das mais novas tecnologias...Parece que tanto EUA, quanto alguns países da Europa já contam com empresas especializadas em reciclagem de Cds...Aqui no Brasil, vi Cds serem usados em artesanatos.
Um CD leva 400 anos para se degradar e ainda precisa ser desmagnetizado...e não é muito fácil a tarefa...mais um pepino para as gerações futuras...
Um pouquinho do mar daqui pra refrescar as idéias e pensar no futuro...

Amigos estão deixando o magistério...

Dois amigos decidiram pedir exoneração no serviço público. Não suportaram mais, os baixos salários, as péssimas condições de trabalho e o desinteresse total por parte das autoridades pela educação. Além disso, alguns alunos chegam ao ensino médio, sem saber fazer contas básicas, interpretar um texto, escrever/ler razoavelmente...Cansa. É um malabarismo ensinar química e física assim...
Não quero ficar sozinha na Arca...
Salários da rede estadual: R$ 431,22 a 1.351,62 (variando com as horas trabalhadas...)
Vou preparar minha aula de hoje...Grande beijo, procêis...

Uma canção de Geraldinho Azevedo

Geraldo Azevedo é um dos melhores cantores/compositores do Brasil. Uma música dele e de Capinam para adoçar a semana, com muito mel...Só cuidado porque pode pintar formiga, viu...

Mel, eu quero mel
Quero mel de toda flor
Da rosa rosa rosa amarela incarnada
Branca como um cravo, lírio e jasmim
Eu quero mel pra mim Mel, você quer mel?
Quero mel de toda flor
Da margarida sempre viva viva
Gira gira girassol
Se te dou mel pode pintar perigo
E logo aqui no meu quintal
Cuidado pode pintar formiga, viu?
Mel, eu quero mel,
Quero mel de toda flor
Colorido sabor do mel de toda flor
Antes que um passarinho aventureiro
Que beija um beijo doce sabor
Sabor colorido Mel, eu quero mel,
Quero mel de toda flor
Da assussena, violeta, flor de lís
Flor de Lótus, flor de cáctus
Flor do pé de buriti
Dália, papoula, crisântemo
Sonho maneiro, sereno, fulô de mandacarú
Fulô de marmeleiro, fulô de catingueira
Fulô de laranjeira, fulô de jatobá
Das imburanas, baraúnas, pé de cana,
Xique xique, mel de cana, cana do canavial
Vem de má um mel
Que eu quero lambuzar
Mel, eu quero mel,
Quero mel de toda flor
Colorido sabor do mel de toda flor
Antes que um passarinho aventureiro
Que beija um beijo doce sabor
Sabor colorido...
Mel

Dia do professor



Aos mestres com muito carinho!
Aos mestres da minha vida, muito obrigada.
Toda minha devoção ao Mestre Jesus.
Um beijo muito especial para minha mãe, que me ensinou um bocado de coisas na vida e que mesmo quando eu estava insuportável não desistiu de mim.
Um beijo para Suzana, minha doce irmã. E para todas as outras sempre lindas meninas-irmãs.
Um beijo para o professor de português do Colégio Pedro II, Valter que fez com que eu elevasse minha auto-estima, me elogiando quando eu me destacava, e querendo a cada dia que eu fosse melhor.
Outro beijo para a professora Cássia, da UFRJ que em um dos meus momentos de desânimo me deu a sua mão e a atenção que eu precisava. Talvez ela nem soubesse o quanto estava sendo maravilhosa comigo, mas foi. Há dez anos atrás ela já falava em Química Ambiental...
Um beijo para meu querido chefe Wilson, que com sua inteligência tanto me ensinou e com seu carinho me cativou.
Um beijo para você minha amiga Anna Fust, que sempre esteve comigo e muitas vezes me deu aulas sobre a vida...
Um beijo para Grace Olsson, que me deu esse blog de presente e com suas opiniões e coragem tanta coisa boa me ensinou.
Um beijo para a Denise Rangel e para a Anninha Pontes que sempre me acolheram por aqui com carinho e que em seus blogs eu aprendo tanta coisa, sobre a vida, amor, filhos e netos.
E para fechar com chave de ouro, um beijo para meu marido, Dedé, que me ensina a cada dia um pouco da vida, da administração à alimentação...Foi ele quem me ensinou a comer peixe e verduras...E que vem me ensinando a ser uma encantadora de flores e plantas.
Deixo por aqui, a flor da serralha. A serralha é uma erva muito boa para elevar a auto-estima(olha o amarelo da flor!!É pura energia), além disso tem vitaminas A, D e E. Ótima para os cabelos. Li por aí, que combate à calvice. Só pra variar vem do meu quintal...

Um bolo simples e maravilhoso!

Há nove anos atrás, eu trabalhava no laboratório de uma empresa, no Rio. Era um período difícil, com aquele horário puxado, desesperador pra quem estudava também, porém com muito boas recordações. No tempo restante, após o almoço, aqueles que não dormiam, como eu, trocavam receitas de culinária, dicas para trabalhos da faculdade, planos para o futuro, conversavam...
Nessa época, minha amiga, Fê Guedes, me deu uma receita de um tal de bolo amarelo. Não me lembro se ganhei uma provinha, mas a promessa era de um bolo muito gostoso. Pois bem, pela segunda vez, o preparei e amei!!Fica fofinho e delicioso!!Obrigada Fê!
Aí vai a receita para quem quiser:
3/4 da xícara de manteiga ou margarina
1 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 de xícara de leite
Bata com colher de pau ou em batedeira, a manteiga e o açúcar até obter um creme. Junte os ovos batidos, pouco a pouco, batendo bem depois de cada adição. Peneire (ou penere?!) sobre a massa a farinha e o fermento, alternando com o leite. Despeje a massa em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Assar em forno pré-aquecido.
Obs: Alguém quer vir tomar um café com bolo amarelo, aqui, na casa da ostra Vi??

Que a vida da gente seja doce como o MEL



Aqui em casa, a gente usa muito MEL, mas confesso que tem dias que eu tô mais pra limão...Ontem foi um dia desses. Não estava com muita paciência pra gente engraçadinha, como alguns alunos meus que não tem educação, ou para certas pessoas que aparecem na repartição que por mais que sejam tratadas com respeito, ficam fazendo grosserias...mas, isso é outro assunto...O do dia é MEL.
Uma preocupação é saber se o mel é verdadeiro ou não. Domingo, assistindo ao Globo Rural, vimos que existem muitos falsificadores do produto. A reportagem mostrou um sujeito de MG que vendia mel falsificado na garagem da casa dele junto a areia e pedra. O produto tinha rótulo, até apresentável, exceto pelos erros de português da embalagem...Tinha até um SIF, que ao ser consultado no site do Ministério da Agricultura, era de outra empresa do ramo de laticínios.
O mel é utilizado como alimento e como medicamento. Imagine alguém já debilitado ingerindo um mel falso que pode conter dentre outras coisitas mais, coliforme fecais...
Do que é composto principalmente o mel falso?
De açúcar da cana pra dar o sabor doce, de amido para encorpar o produto, de essência de mel e água.
E o mel verdadeiro?
Depende muito da diversidade floral, que quanto maior, melhor será a composição do mel. Em geral, possui açúcares, vitaminas, aminoácidos, água, minerais, antioxidantes. É produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e é processado por suas enzimas digestivas sendo armazenado em favos nas colméias para servir como alimento no inverno. Anchieta parece que foi o primeiro a falar das abelhas brasileiras e do mel produzido. Os índios chamavam de "Eiraaquãyeta", ao mel venenoso que também existe.
As abelhas produzem também, cera, geléia real e própolis. Minha garganta inclusive não vive sem própolis.
Um teste bem simples para identificação do mel falso é:
Dissolva um pouco do mel em água e pingue umas duas gotinhas de tintura de iodo a 2%(que pode ser comprada em farmácias). Se aparecer uma cor escura, azulada, existe amido e o mel é falso.
fonte da segunda imagem:Google

Botafogo sem Cuca

Após o último jogo do Botafogo, maridinho ficou triste demais. Realmente, o que foi aquilo? Em 20 minutos o River decidiu e o Botafogo pelas olhadinhas que eu dei, não reagiu. Sem o Cuca, agora vão ter que contratar todo o Sítio do Picapau Amarelo. Saci, Tio Barnabé, Visconde, psicólogos, psiquiatras, alguém tem que dar jeito nesse time.

Agrião renasceu aqui...

Óia que lindinho!Outro dia, dei de cara com o bebê Agrião. Dé me disse que o agrião tinha morrido e que agora renasceu...


Bienal do Livro



Eu e marido fomos para a Bienal do Livro, no mês de setembro, no Rio. Eu gosto demais desse passeio. Quando morávamos no Rio não perdíamos o programa. Como sempre, havia uma grande variedade de títulos, autores, editoras. Isso é ótimo porque encontramos livros de assuntos e formas variadas e que talvez não encontrássemos ao entrar em uma livraria de shopping.
Encontramos O alienista, de Machado de Assis, em forma de quadrinhos!! Um projeto bem interessante propiciando às pessoas (re)conhecer o conto em uma outra linguagem. A coleção possui outros autores como Lima Barreto, Manuel Antônio de Almeida, Aluísio Azevedo.
O pequeno príncipe, em tamanho reduzidíssimo!! Uma graça!Cabe na palma da mão!!E sem prejuízo do conteúdo, que é bem legível.Estantes pequeninas lindas!!
O meu chamego do momento, o livro de histórias e causos do Orlando Villas Bôas. Continuo no Parque do Xingu, década de 50. Tô triste por ter que deixar a tribo daqui a pouco.
Dedé arrumou um livro sobre gatos pra gente se preparar para quando o nosso chegar. E ainda saiu de lá triste porque não compramos um livro de agroecologia que ele gostou.
Quanto aos preços não achei que estivessem baixos, não. O que encantou, realmente, foi a variedade.

Fui à Bienal do livro e de lá pra tribo dos Kamayurá...

Volto para contar sobre a Bienal, mostrar fotos, livros que comprei...
Estou lendo um deles, uma biografia de Orlando Villas Bôas, o sertanista e indigenista, irmão de Leonardo e Claudio. Estou, no momento, no ano de 1947, no Mato Grosso, acompanhando à expansão para o oeste brasileiro. Estou integrada na tribo dos Kamayurá. Depois eu conto os detalhes...

Muitas provas, testes, trabalhos...

Estou finalizando as notas do terceiro bimestre. Como disse no bimestre passado, estou mais organizada, contudo os envelopes com materiais para correção são inevitáveis...e isso me dá uma agonia!!!!Portanto, mesmo eu estando quase exemplarrrrrrr, não tenho tido tempo de vir aqui. Logo, logo, voltarei com a corda toda!!!

Feriadão e a beleza da praia e da couve!!



A cidade estava cheia. Alegria dos comerciantes. De repente, na ciclovia, um triciclo tomba para o lado...várias pessoas correm para socorrer os ocupantes do veículo. Ninguém machucado.Foi só o susto!
É bonito ver as pessoas curtindo dias de folga e sendo solidárias. É bacana ver casais, famílias com crianças, idosos, jovens, etc, vivendo felizes seus dias. De longe assim, parece que ninguém tem problemas...
Em cima do morro, na segunda foto, espie o número de pessoas!!
Nada a ver não, mas eu tinha que publicar uma foto da couve da hortinha!!
É que passamos o fim de semana comendo couve... no suco, na salada, refogada. O pé de couve muito pesado, com a ventania daqui, acabou tombando. Dedé o replantou e retirou parte das folhas, para deixar o jovem mais levinho...Para quem gosta de alimentos funcionais(aqueles que ajudam a prevenir doenças), recomendo um suco de laranja com folhas de couve (que já foi recomendado pela vizinha Val), esse dá energia!!

A invasão dos maracujás



Eles estão por toda parte. Pelo muro, pela janela, no telhado da casa. Ninguém os segura. Com sua rebeldia natural e o vento forte daqui, o pé de maracujá virou a cabeça e não quer obedecer mais ninguém. Não adianta amarrar...
Fomos consultar a psicóloga dona Maria, que trabalha numa loja de plantas perto daqui. Ela nos aconselhou a educar sempre.
_ Planta é igual criança. Vocês têm que mostrar o caminho que ela deve seguir. Se ela não obedecer, tentem de novo...
Ao chegar em casa, qual foi nossa surpresa ao descobrir que ele já tinha pulado o muro e agora estão dois maracujázinhos para fora. Decidimos não interferir. Estamos criando os maracujás para a vida. Espero que eles saibam se defender caso algum espertalhão tente arrancá-los de lá...

Boca Livre, Renatão e Claudio Nucci

Hoje, se apresentaram, no Sr. Brasil, Renato Teixeira e o grupo Boca Livre. Perfeito. Renato cantou algumas de suas obras de arte e o Boca Livre nos proporcionou momentos de encantamento com suas músicas.
Renato está na categoria de mestre. Super compositor.
Quanto ao Boca, um grupo de afinação e musicalidade extraordinárias. Só faltou mesmo o Cláudio Nucci. Há alguns anos, eu e Dedé assistimos ao show do Claudio Nucci e ele foi de uma simplicidade e simpatia, cativantes. Compramos o CD dele e conversamos muito com ele que é morador de Nova Friburgo.

Botafogo X Náutico

Fim do primeiro tempo, o Náutico 2 gols contra 1 do Botafogo. Leandro Guerreiro vai na bola, jogada limpa e o árbitro marca pênalti contra o Botafogo. Expulsão do Jorge Henrique, enfim...Chega!! Não tenho mais condições psicológicas de ver tanta injustiça com o Botafogo.Futebol não mais!Botafogo para sempre no coração.

Domingo



Aos domingos, nossa rotina é puxada. Dedé acorda com o Globo Rural. Depois, vem o programa da Vó do Dedé(e minha vó também), Inezita, Viola minha viola, na TV Cultura. O bordão do programa é: Viola minha Viola, êta programa que eu gosto! A Inezita é professora de Folclore e cultura popular. Uma mulher de grande sabedoria. É cultura popular brasileira pura. A seguir vem o Rolando Boldrin no Sr. Brasil, programa que representa muito bem,também, a cultura brasileira. São programas que mostram um Brasil bonito, poético, de gente simples,cheia de sensibilidade e emoção.
Hoje, no Viola minha viola, estava o Juca Chaves. Foram muitas risadas de manhã. Ele com suas modinhas, seu humor erudito, suas piadas sobre a política animaram nosso dia. E eu me lembrei de uma modinha dele tão linda sobre a idade:
Sentir-se jovem é sentir o gosto
De envelhecer ao lado da mulher
Curtir ruga por ruga de seu rosto
Que a idade sem vaidade lhe trouxer
O corpo transformar-se em escultura
O Tempo apaixonado é um escultor
E a fêmea oculta na mulher madura
Explode em sensuais formas de amor
E a fêmea, esta escultura,
Já mulher madura
Explode em sensuais formas de amor
Ser jovem cinquentão não é preciso
Provar que emagrecer rejuvenesce
Pois a melhor ginástica é o sorriso
E quem sorri de amor nunca envelhece
Amar ou desamar sem sentir culpa
Desafiando as leis do coração
Não faça da velhice uma desculpa
E nem da juventude profissão
Idade não é culpa
Velhice não é desculpa
Nem mesmo a juventude é profissão
Fica mais velho quem tem medo de ser velho
Roubando sonhos de alguma adolescente
Dizer que ele “dá duas”, que é potente
Mentir para si próprio e para o espelho
A idade é uma verdade, não ilude
Quem dividiu a vida com prazer
Velho é se drogar de juventude
Ser jovem é saber envelhecer
Velho é quem se ilude
Que a idade é juventude
Ser jovem é saber envelhecer

Elefante viciado em heroína

Li no jornal que um elefante foi viciado em heroína no sul da China e após um ano de tratamento está livre do vício...
Tratadores ilegais davam bananas que continham heroína ao bicho. O objetivo era que ele guiasse a manada para que esta fosse vendida ilegalmente.Após o resgate do animal, ele recebeu tratamento semelhante ao de humanos. Em crise de abstinência, o elefante ficava muito agressivo.Livre das drogas, deve voltar à floresta...

fonte da imagem:Google