RSS

Domingo



Aos domingos, nossa rotina é puxada. Dedé acorda com o Globo Rural. Depois, vem o programa da Vó do Dedé(e minha vó também), Inezita, Viola minha viola, na TV Cultura. O bordão do programa é: Viola minha Viola, êta programa que eu gosto! A Inezita é professora de Folclore e cultura popular. Uma mulher de grande sabedoria. É cultura popular brasileira pura. A seguir vem o Rolando Boldrin no Sr. Brasil, programa que representa muito bem,também, a cultura brasileira. São programas que mostram um Brasil bonito, poético, de gente simples,cheia de sensibilidade e emoção.
Hoje, no Viola minha viola, estava o Juca Chaves. Foram muitas risadas de manhã. Ele com suas modinhas, seu humor erudito, suas piadas sobre a política animaram nosso dia. E eu me lembrei de uma modinha dele tão linda sobre a idade:
Sentir-se jovem é sentir o gosto
De envelhecer ao lado da mulher
Curtir ruga por ruga de seu rosto
Que a idade sem vaidade lhe trouxer
O corpo transformar-se em escultura
O Tempo apaixonado é um escultor
E a fêmea oculta na mulher madura
Explode em sensuais formas de amor
E a fêmea, esta escultura,
Já mulher madura
Explode em sensuais formas de amor
Ser jovem cinquentão não é preciso
Provar que emagrecer rejuvenesce
Pois a melhor ginástica é o sorriso
E quem sorri de amor nunca envelhece
Amar ou desamar sem sentir culpa
Desafiando as leis do coração
Não faça da velhice uma desculpa
E nem da juventude profissão
Idade não é culpa
Velhice não é desculpa
Nem mesmo a juventude é profissão
Fica mais velho quem tem medo de ser velho
Roubando sonhos de alguma adolescente
Dizer que ele “dá duas”, que é potente
Mentir para si próprio e para o espelho
A idade é uma verdade, não ilude
Quem dividiu a vida com prazer
Velho é se drogar de juventude
Ser jovem é saber envelhecer
Velho é quem se ilude
Que a idade é juventude
Ser jovem é saber envelhecer

3 comentários:

Yvonne disse...

Não vejo essa programação porque as minhas manhãs de domingo são reservadas à leitura de jornais, mas no próximo vou ver essa programação. Beijocas carinhosas

Denise disse...

Também adoro programas culturais! Ah, o poema do Juca é cheio de sabedoria. O que tem de velho roubando sonhos de adolescentes...
beijo, menina

Ana Maria disse...

Que delícia de domingo! vou dar uma olhada nesses programas. Adoro o Juca Chaves! Tem grande senso de expressão do amor maduro e sabe ser cínico(de um jeito cômico) como ninguém!
Vou ver também a "vó do Dedé"!!
Beijos mil!
Ana Maria