RSS

A flor do maracujá



O maracujá é típico das Américas e muito comum aqui no Brasil. A Flor do Maracujá com sua exuberância de forma e cores deslumbrou os colonizadores. Ficou conhecida também, como Flor da Paixão, pois os religiosos na Catequese, encontraram nela uma maneira de explicar aos índios sobre a Paixão de Cristo: a coroa de Cristo, os cravos que o prenderam na cruz, etc.
O maracujá é rico em passiflorina, ou maracujina, substância com propriedades calmantes e que não causa dependência. Portanto, quando encontrar um nervosinho(a) por aí, não é deboche sugerir maracujina pra ele ou ela. O Rolando Boldrin, se não me engano, fazia um comercial, da Maracujina...
Rico também, em vitaminas (do complexo B, por exemplo) e sais minerais (cálcio, ferro, por exemplo). Essa cor do fruto amarela, não nega o Ferro!!O seu sabor geralmente é levemente ácido, motivo pelo qual às vezes eu reclamo com Dedé, pois ele não gosta quando eu digo que o suco tá um pouco ácido...O suco é altamente refrescante, meu marido ama suco de maracujá e insiste, que eu beba mais, não sei se ele acha que eu sou muito nervosinha...Deixo uma flor de nosso quintal por aqui. Lindo também é o poema do Catulo da Paixão Cearense, logo abaixo, que fala da crença popular sobre a Flor do Maracujá...


1 comentários:

O Meu Jeito de Ser disse...

Pois é, além da delícia que é um suco de maracujá, ainda vale como remédio.
Era mesmo o Rolando Boldrin que fazia o comercial da maracujina, e por sinal muito bem feito.
"Depois nóis dsatola ela".
Essa era frase chave,prá mostrar a calma, quando o empregado vinha todo apavorado chamando o seu Juca, que a vaca tinha se atolado.
Beijos querida.