RSS

A horta da sogra e as duas rosas


Essas fotos são da horta da sogra e de duas lindas rosas do quintal dela. Dedé certamente herdou dela o gosto pela natureza. Eles ficam conversando sobre terra adubada, mudas, os cuidados com as plantas, e eu me divirto. Não sei se quando a criançada que a gente vai encomendar nascer, se teremos muito tempo para o quintal. Num mundo de tanta correria, muito trabalho eu descubro a cada dia a importância das coisas simples da vida. Dou meu amor as plantas e a toda a natureza.

Eu por aí...

Em um dia de sol, eu saí para fotografar as belezas de Rio das Ostras. Eu tô incluída aí, não que eu seja convencida...















Meu marido me ajudou a resolver um problema: o tamanho das fotos.As fotos antes eram muito pesadas e era uma dificuldade para o blogspot carregar. Agora ficou tudo mais rápido com um programa. E eu que sou a Química da casa!Eu sou da área tecnológica!Mas quem resolve tudo é Dedé. Como ele diz, do alfinete ao blog...Tudo ele!!Ele tá que não pára!!!

Ariano Suassuna

Parabéns ao mestre Ariano Suassuna!!Ontem ele fez 80 anos!!Ariano é arte e brasilidade.
Há uns dois atrás eu e Dedé fomos assistir a uma aula-espetáculo, que foi um espetáculo de aula.
Alguns trechos da aula:
1. Cultura brasileira e arte brasileira, sim. Muitos preferem dizer arte e cultura no Brasil, como se no Brasil não houvesse a cultura brasileira e a arte brasileira.
2. " A vida é uma representação que termina em tragédia" filósofo paulista Matias Aires
E ninguém escolhe seu papel.
3. O teatro não nasceu na Grécia. O teatro Grego sim, nasceu na Grécia.
Quanto à minissérie " A pedra no reino", achei os atores bárbaros. Rostos desconhecidos e excepcionalmente competentes, mas o contraditório foi a dificuldade de se entender o que queriam mostrar. Achei a minissérie de difícil alcance. Nós gravamos, ontem tentamos ver , foi um quebra-cabeças. Valeu a pena, afinal a essência era do universo fantástico de Ariano Suassuna.

Simples mistérios

Quando nascemos, temos muitos mistérios. São segredos e desejos, alguns nem tão secretos assim. E os pais vão descobrindo um a um, os secretos e os que não são secretos. A manha, a fome, a dor, as vontades. Quando a gente cresce os mistérios vão se modificando. São desejos ocultos, sonhos, pensamentos, coisas que não podemos contar ou que preferimos guardar. A idade vai chegando e há possibilidade de novamente alguém ir desvendando esses mistérios. Minha mãe me chamou a atenção para os nossos segredos e desejos tão simples do dia-a-dia. A gente toma banho, come, fala, anda, sai, na hora em que quer. Alguns idosos, como é o caso dela, não. Hoje ela precisa de alguém para acompanhá-la e coordenar os horários das atividades diárias. E ela perguntou para minha irmã se não podia mais ter os segredos dela.

Únicos quatro leitores

Ah, se minha mãe pudesse ler minhas coisinhas!!!Seriam cinco leitores!!Oh, mainha!!!
Peço desculpas a todos os meus quatro fiéis leitores pois não tenho escrito durante a semana...Somente aos domingos e feriados!!Durante a semana não tem dado tempo!A novidade é que agora ando com insônia...

São tantos escândalos políticos que o povo não acredita mais em nada, nem nas instituições...

E eu rumo à minha evolução espiritual!!! Rio das Ostras??!!Não, rumo ao Tibet!!!
O voto, os impostos e outras regras são obrigatórios, então é com muita raiva que muitos chegam em alguns locais, e tratam quem os atende como “os culpados”. Como se nós fizéssemos as leis, estipulássemos multas e impostos, fôssemos responsáveis por filas, insuficiência de funcionários e equipamentos de trabalho e porque não dizer pelo desemprego de cada um, pela ignorância etc.
Em pensamento eu planejo vários depoimentos dirigidos às perguntas e respostas malcriadas, mas estou tão cansada que acho melhor seguir o rumo do atendimento. Enquanto isso eu fico sem férias, muitas vezes sem almoço (logo eu, que por falta de uma refeiçãozinha perco logo meus quilinhos!!Nunca vou conseguir chegar aos 50 quilos!!!), sem paciência, e sem conseguir realizar meu trabalho de maneira organizada.
Ontem, um indivíduo chegou ao cúmulo de ao invés de me entregar seus documentos, os jogou. Durante longos cinco segundos, a minha vida girou em meus pensamentos e me lembrei de mainha, pois hoje eu estaria com ela, teria que estar de bom astral e não valeria a pena me desentender com o sujeito. Fingi que não percebi sua atitude. Fingi que não percebi a soberba dele, o desprezo pela instituição pública e por conseguinte a mim, usei a política da rosa. Essa foi a de Dona Beija, quando as mulheres decentes de Araxá mandaram esterco de vaca para ela e ela devolveu o mimo enviando flores a todas elas. Pois bem, eu o tratei tão bem, que o bonequinho ao término me agradeceu muito. Acho que eu tenho uma relativa facilidade de adaptação a situações adversas, vide minha carreira profissional.

“Sê como o sândalo que perfuma o machado que o corta.”
À propósito: Rio das Ostras recebe royalties do petróleo. Por conta disso se transformou em um novo Eldorado do sudeste. São dezenas de pessoas migrando para lá, muitas delas, sem a menor estrutura: emprego, dinheiro, qualificação, etc. Os que possuem qualificação podem trabalhar nas empresas de Macaé (ou não), quanto aos outros, acabam por trabalhar na construção civil, como ambulantes, etc, vivendo na economia informal.

Sinceridade

Personagem do dia: Super sincero - aquele personagem do Luís Fernando Guimarães - pra falar umas verdades a quem merece ouvir, inclusive para mim mesma.

O livro do fim de semana

Ontem acabei de ler o Caçador de pipas. Emocionante. Chorei muito. O livro põe em questão os valores humanos, o moral e a ética. Lida e fechada a última página e a história ainda está bem viva na memória. A história de dois meninos ligados para sempre pelo valor de suas atitudes. Não importa para onde você vá, o seu passado te acompanhará... a culpa e a redenção, sendo a última produto de uma grande batalha interior e exterior.
Em um mundo tão competitivo, muitas vezes egoísta, as palavras lealdade e integridade muitas vezes são esquecidas. E é preciso ser leal e íntegro com você mesmo, com o próximo e com o meio ambiente. Um grande exercício do viver.
A educação das crianças por suas famílias, que são responsáveis por ensinar o que é certo e errado, se perde muitas vezes, pela falta de valores. Se as crianças vêem os seus familiares fazendo o que é errado, como vão aprender o que é certo?
E o fim de semana está acabando. Domingo à noite chegou!
Inté mais.