RSS

Recordar é viver.

No momento, estou seguindo o rastro de uma borboleta colorida buscando novos rumos na vida. Essa foto eu tirei com um modelito da Ana Pontes. Deu vontade de colocar de novo aqui.Recordar é viver.
Acredito em milagres e na força da nossa fé.
Meu Deus!!Faça milagres nessa semana, Pai!!

Mudança, borboletas, etc.

Há mais ou menos 15 dias, nos mudamos de casa. Muitas caixas, sacolas, embrulhos, etc, e a necessidade de dar um destino a cada coisa. Estamos, aos poucos, nos reorganizando.
Certamente, nossas plantas estão sentindo muito a nossa falta. Afinal, foi muito carinho que a gente sempre deu pra elas. Hoje estive na casa antiga e as lagartas estão tomando conta do pé de maracujá e devorando o pé de couve. A retirada de lagartas aqui é um processo artesanal. A gente vai retirando uma a uma (às vezes grupinhos como as da foto!).
E quem diria que esse ser feioso se transforme em uma bela borboleta!!Pois é, a sábia natureza!!Todo ser tem seu papel nesse grande palco da vida.
A borbolet põe ovos. Os ovos dão origem às lagartas que se esbaldam comendo as folhas. Engordam cerca de 100 vezes seu tamanho. São quase inofensivas...mas comem nossas folhinhas e ainda queimam nossa pele.Seus predadores são formigas e aranhas. A maioria é comida antes de chegar a fase adulta, mas aqui em casa elas estão vivendo bem...ficam até a velhice!!!Pobre pé de couve!!!
O casulo se rompe e surge uma linda borboleta. Com suas cores festivas, sua liberdade vai voando por aí e germina muitas flores. A borboleta é como nós gosta do que é docinho e suga com suas anteninhas o néctar das flores e vai carregando a sua liberdade, que é tão almejada pelos humanos. A borboleta vive tão pouco!! Mais ou menos dois meses!!Deve ser esse o motivo de tanta vida e liberdade, ela tem que aproveitar cada instante!
Peço desculpas aos mais sensíveis, mas publico aí em baixo foto das lagartas. Tem também Dona borboleta flagrada colocando seus ovos. Tem a dona Viviane atrás da couve e do maracujá.


Alfabetizar e letrar.

A blogosfera se une contra o Analfabetismo. Peguei o selinho lá no site da Georgia.Eu aprendi a ler e escrever em uma Escola Pública, com a Cartilha do Vavá e da Vivi. Eu tinha 6 anos e estava na primeira série. A partir daí, nunca mais parei. Foram dezenas e dezenas de Gibis. Os da Turma da Mônica sempre foram meus preferidos, mas eu gostava também da Luluzinha e do Riquinho. E depois dos gibis, com o tempo, fui lendo Machado de Assis, Érico Veríssimo, José de Alencar, muita leitura técnica, etc.
Hoje, sou também professora e vou letrando meus alunos, nesse Universo com código próprio que é a Química. Muitos vêm com deficiências lá das primeiras séries do ensino fundamental e tem notória dificuldade na prática da leitura e da escrita.
Acredito que o nosso Brasil sairá desse abismo, com muito trabalho e estímulo para a educação do povo.
Abraço a idéia da blogagem.

Sonho

No filme 2 filhos de Francisco, Dona Helena, a mãe, diz a Francisco, num desabafo, que ela não tinha criado os filhos no sonho. Quis dizer que ele sim, vivia sonhando. E o que venceu??!!O sonho de Francisco dos filhos se tornarem cantores famosos não obstante a dura realidade em que viviam.
Pois bem, eu sonho muito!!Meu último sonho é baseado no que eu vi no Globo Rural sobre uma fazenda de acerolas lá no interior do Ceará. Uma empresa pratica agricultura orgânica ali, ou seja, sem agrotóxicos. E faz um trabalho aliado à agricultura de melhoria da qualidade de vida de cada trabalhador, oferecendo um salário digno, escola e saúde.
Eu quero trabalhar com agricultura orgânica e aliar à educação e saúde de quem se envolver no projeto. Pode ser no interior de Alagoas ou no norte fluminense.

Amizade


Quando eu me casei, mudei de cidade, de emprego, foi uma mudança de vida. Tive que me adaptar. Chegando aqui em Rio das ostras, tanto eu como o Dedé queríamos fazer novos amigos.
Para minha surpresa, ganhamos uma família de amigos:a Valêska, o Rogério, o Tiago, o Lucas, a mãe da Valêska, Dona Vânia, e a irmã, Vaniza. Esse povo é lá das Minas Gerais, Araguari. Caminho do centro-oeste. Puxam no R. Uma fala gostosa, cheia de histórias e causos, companhias divertidas.
A Val me deu hoje um lindo ovo de Páscoa. E sempre tem demonstrado carinho comigo e Dedé. Gosto muito dos filhos dela, o Tiago e o Lucas. O Tiago vem sempre aqui em casa e me encanta com suas travessuras.
Sabendo do meu gosto por caixas, a Val criou essa aí da foto, para eu colocar minhas revistas de culinária. O pavê de maracujá, ela fez hoje para nossa sobremesa. Inclusive na foto acho que ela está pensando na próxima sobremesa que ela vai criar pra gente saborear...

Amizade

Renato Teixeira, compositor da música Amizade Sincera, que pode ser lida na lateral do blog, outro dia falou de sua amizade com o também compositor, Almir Satter. Renato andava em meados da década de 80, precisando de um estímulo. Fazia jingles para comerciais. Quem não se lembra do: "Ortopé, ortopé, tão bonitinho", "Roda Baleiro, atenção, pega a bala mais gostosa do planeta". Conheceu Almir Satter e com ele fez eternas canções como Tocando em frente, Um violeiro toca, etc.E segundo o próprio, essa amizade foi essencial para ele voltar à cena musical com vigor novo, as músicas foram sucesso na novela Pantanal. A carreira ganhou brilho novo.
Malu Mader, atriz, em algum programa de Tv, falou sobre sua amizade com a também atriz Isabela Garcia. Malu sofreu um acidente em São Paulo e Isabela mesmo tendo acabado de ter um filho, não hesitou em sair do RJ e prestar solidariedade à amiga.
Amigos são seres essenciais. Um amigo verdadeiro é raro. Quem é capaz de sacrificio por alguém? É difícil. Eu gostaria muito de ser importante na vida dos que eu considero amigos. E aproveito o espaço, para dizer que, quero ser a cada dia um ser humano melhor. Contem comigo no que eu puder, quero participar e ajudar.

Parabéns, Georgia!!!

Geo,
Quero dizer Parabéns pelo dia 08/03!Que Deus te proteja todos os dias.
Parabéns por conseguir tocar corações com suas palavras escritas. E que muitos outros corações, além desse que vos fala (k, k, k,k,), sejam tocados por você, que reconhece o valor das pessoas. Felicidades.
Saber Viver
Cora Coralina
Não sei...
Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar

Dia Internacional dos Direitos da Mulher

A Lys e a Meire organizaram uma blogagem coletiva pela Valorização da Mulher.
Procurei no Dicionário Aurélio e encontrei vários significados para a palavra "mulher":
(do lat. muliere), substantivo feminino,
1. O ser humano do sexo feminino
2. Esse mesmo ser humano considerado como parcela da humanidade
3. A mulher (1) na idade adulta
(...)
5. Mulher (1) dotada das chamadas qualidades e sentimentos femininos(carinho, compreensão, dedicação ao lar e à família, intuição).
8. Amante, companheira, concubina
9.Mulher que apresenta os requisitos necessários para um determinado empreendimento, para um determinado encargo; mulher de negócios.
10. (...)

E mais uma vasta lista relacionando mulher e prostituição: mulher-da-rótula, mulher-da-rua, mulher-de-má-nota, mulher-da-vida, mulher-de-ponta-de-rua, mulher-de-amor, mulher-do-mundo, mulher-errada,mulher-do-fandango, mulher-dama, etc. Como se somente à prostituta coubesse o papel de ser mulher do amor, da vida. E a vida não tem que ser feita de amor?Mulher-certa? Mulher-errada? E a santa fica em casa.
Fiz uma simples comparação nos significados da palavra "homem" no dicionário e constatei que "homem" tem muito mais definições positivas do que "mulher". Homem está relacionado com coragem, força e respeito.
E a mulher??!!Nem tanto assim.
Para mim, Ser mulher, Ser feminina, é amar, cuidar, lidar com a vida desde sempre. É viver uma luta sempre.
São várias mulheres em uma só. São mulheres com amores, dores, com ou sem pudores, e por mais que eu pesquisasse seria difícil encontrar uma definição adequada em um dicionário.
Dia da mulher é todo dia, mas é preciso ter esse e tantos outros, para a gente nunca deixar de refletir no que a gente representa. Foram séculos e séculos de opressão, cerceamento, cárcere. Hoje, muitas têm liberdade, mas é preciso lutar por tantas outras, que mesmo, hoje, são submetidas à violência, mutilação e sofrimento simplesmente, por serem mulheres.
Ficam aqui, as belas composições da cantora Joyce pra gente refletir.

FEMININA

Joyce
Ô mãe, me explica, me ensiname diz, o que é feminina?

Não é no cabelo ou no dengo ou no olhar
é ser menina por todo lugar
Ô mãe, então me ilumina diz, como é que termina?
Termina na hora de recomeçar
dobra uma esquina, no mesmo lugar
Costura o fio da vida

só pra poder cortar
depois se larga no mundo
pra nunca mais voltar
Ô mãe......................................
Prepara e bota na mesa com todo paladar

depois acende outro fogo
deixa tudo queimar
Ô mãe.......................................
e esse mistério estará sempre lá

feminina, menina, por todo lugar.


MULHERES DO BRASIL
Joyce
No tempo em que a maçã foi inventada

antes da pólvora, da roda e do jornal
a mulher passou a ser culpada
pelos deslizes do pecado original
guardiã de todas as virtudes
santas e megeras, pecadoras e donzelas
ilhas de Maria ou deusas lá de Hollywood
são irmãs, porque a mãe natureza
fez todas tão belas, tão belas
Ó mãe, ó mãe, ó mãe, nossa mãe

abre teu colo generoso
parir, gerar, criar e provar
nosso destino valoroso
são donas de casa, professoras, bailarinas
moças operárias, prostitutas meninas
lá do breu das brumas vem chegando a bandeira
saúda o povo e pede passagem a mulher brasileira!