RSS

Sempre feijão...

O feijão é uma comida típica do prato do brasileiro, mas seu preço teve alta absurda nos últimos meses. O aumento foi de 192,81%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. O quilo do feijão carioquinha está custando em torno de 7,50 reais, enquanto que o quilo do feijão preto está em torno de 3,50reais por aqui. O feijão que sempre foi unanimidade entre ricos e pobres, agora, parece estar destinado somente aos mais abastados...Parece que vamos ter que botar mais água no feijão...
A estiagem no ano passado, foi a responsável pela elevação do preço do feijão, mas não se pode esquecer dos biocombustíveis. Muitos estão preferindo plantar cana-de-açúcar, soja, a plantar feijão...
Aonde vamos chegar??? Quanto custa o quilo do feijão em sua cidade??
A saída para os feijólatras de plantão é optar pelo feijão preto, que mesmo assim, ainda está muito caro, mas sai pela metade do preço do Carioquinha (o da foto).
Eu capricho no tempero do feijão, quando levanta aquele cheirinho, os feijólatras ficam hipnotizados. Eu e marido somos apaixonados por feijões, de todos os tipos e cores: vermelho, preto, carioquinha, manteiga, branco, rajado, fradinho,etc. O preto é muito usado no Rio de Janeiro, pelo menos, na minha casa, sempre foi o preferido. Depois que casei, passei a inovar cozinhando todas as cores do bom feijão.
O feijão é uma leguminosa, ou seja, um grão produzido em vagem. Muitos dizem ser originário do continente americano. Seu consumo se espalhou pelo mundo, sendo muito usado pelos viajantes. Os tropeiros comiam um feijão misturado com alho, cebola, farinha de mandioca, ovos e linguiça, o famoso feijão tropeiro.
Não se pode esquecer da combinação tipicamente brasileira, de arroz com feijão, que é perfeita no sabor e na absorção das proteínas pelo organismo. Uma curiosidade é que é bom consumir o feijão, junto com frutas ricas em vitamina C, pois isso facilita a absorção do ferro no intestino. Um bom exemplo, é a feijoada que vem com laranja.
Feijoada Completa
Chico Buarque de Holanda
Mulher
Você vai gostar
Tô levando uns amigos pra conversar
Eles vão com uma fome que nem me contem
Eles vão com uma sede de anteontem
Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Não vá se afobar
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar
Ponha os pratos no chão, e o chão tá posto
E prepare as lingüiças pro tiragosto
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja-bahia ou da seleta
Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Depois de salgar
Faça um bom refogado, que é pra engrossar
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira
Diz que tá dura, pendura a fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão

0 comentários: