A querida amiga Denise (vó da linda Princesinha!) me indicou para falar de cinco livros que eu quisesse.
1. Um lugar ao sol


2. Senhora dona do baile
Livro de memórias da querida escritora Zélia Gattai. Conta de forma envolvente e encantadora histórias da vida dela com seu marido, o escritor Jorge Amado durante o exílio deles. Com esse livro eu viajei para para Europa oriental e conheci um pouco da língua, do povo e imaginei as construções...Maravilhoso!!!
3. Dom Casmurro
3. Dom Casmurro
Com esse livro a gente aprende a buscar os dois lados da história. Capitu traiu ou não Bentinho?A Capitu não se defendeu. Foi o Bentinho que contou a história. E a dúvida perseguiu o Bentinho o tempo todo. O ciúme que corroeu a vida. Bastava ele olhar para o filho e lá vinha ela....a dúvida. Machado de Assis e a realidade da vida.
4. Dôra Doralina
Raquel de Queiróz nos transporta para o universo árido do nordeste. Eu não me lembro muito dos detalhes da história, mas me marcou na época profundamente, pelas nuances do enredo que mostra como o presente acaba reproduzindo o passado e como é a forte a questão da sociedade patriarcal.
5. David Copperfield
Eu tinha uns 10 anos quando li esse livro e me apaixonei. Comecei a entender o sofrimento. Chorei e me emocionei com a história do Charles Dickens.
- Dedé sugeriu mais dois livros para a lista: Grande sertão Veredas de Guimarães Rosa e O Guarani de José de Alencar.
1 comentários:
Vivi, vou anotar as indicações da Zelia e do Erico, que não li. Engraçado, também pensei no Casmurro e no Sertão, mas pensei em algo que tenha sido marcante para mim.
Legal sua escolha.
beijo,menina
Postar um comentário