RSS

Boas Festas!!

Desejo aos amigos um Feliz Natal e um Feliz 2010!!Saúde, paz e muitas alegrias!!Boas Festas!!!Até 2010, se Deus quiser!!
Davi manda beijo e palminhas para vocês. Ele está se recuperando, em nome de Jesus!!Inté!!

Ainda a catapora

Tratamento recomendado pelos pediatras durante a catapora: Permanganato de Potássio dissolvido na água do banho. Sabonete Soapex. Pasta d'água após o banho. Unhas cortadas e limpas. Pelo menos dois banhos por dia.
E ainda assim, as feridas inflamaram...Muita febre. Só Deus!!!!!!!!!!!!!!!!Levamos na emergência de novo e não houve jeito: ANTIBIÓTICO!ANTIINFLAMATÓRIO!MÃE DESESPERADA!
"Entra na minha casa,
Entra na minha vida,
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a ti
Porque o senhor é o meu bem maior
Faz o milagre em mim..."

Davi e catapora

Davi, aos 8 meses, está com catapora. Está todo cheio de manchinhas, um sofrimento.
Tudo começou há 15 dias. Ele estava com tosse, febre, catarro. Era uma gripe, mas que certamente o vírus da catapora que já estava nele não deixava sarar. No domingo fomos para uma emergência e o médico confirmou que era catapora. Desde então ele não tem sossego e nem os pais.
Estou repensando a questão da creche. Desde que começou lá, ele vem tendo viroses.E agora, a catapora, que não é fácil. Ele não pode se coçar e há sempre o perigo de infeccionar...mas em nome de Jesus está repreendido o mal e meu filho vai ficar ótimo como ele é.
Hoje, tem a vacina contra a varicela, mas ela é indicada a partir de 1 ano e não está no calendário nacional de vacinação. E enquanto isso, ataca em surtos as crianças e até adultos... Mas, se nem a meningite que está se alastrando está no calendário, exceto em Minas Gerais...O que se pode esperar? Eu ainda não tinha vacinado o Davi pela idade dele, porque se eu tiver condições e existir vacina segura, eu vacino meu filho.

Preciso de coragem. Preciso vencer alguns Golias.

Eu tenho um desafio na minha vida: DIRIGIR UM CARRO.
Quando eu tinha 18 anos, eu já trabalhava, podia até ter tirado a carteira de habilitação, mas não fiz isso. A minha intenção era comprar primeiro um apartamento. Eu dizia um frase muito enjoada, que eu não poderia morar dentro de um carro daí, primeiro o apartamento. Bobeira minha, podia ter tirado a habilitação, ter comprado alguns anos depois o carro e ter sido útil para minha família e amigos e para mim mesma.
Coisa mais linda que eu acho é poder dizer, eu passo lá, posso te dar uma carona. Tenho um sonho de sair carregando todo mundo!!!!No momento o sonho mais intenso, é o de ir buscar o meu Davi na escola de carro, e eu no volante...
Há alguns anos atrás, eu tirei a carteira, não perdi nenhum pontinho...mas cadê a coragem de sair por aí?!Reconheço, que ainda preciso de muito treino e ter segurança.
Minha mãe não pode sair de casa sem um carro, devido a doença dela e eu um pastel não posso carregá-la...
Einstein não guiava um carro também, mas ele era o Einstein, um gênio, nem precisaria.
Meu sonho par 2010, sair por aí com meu filho, oferecer caronas para quem anda a pé, ser útil no volante, dizer para minhas irmãs: eu te pego aí...
Preciso vencer esse Golias.

Achados na internet

Depois, qu eu engravidei, passei a comprar muitas coisas pela inernet. Usei o orkut, por exemplo, para descobrir muita gente que trabalha muito bem e faz coisas personalizadas, no agrado de cada um.

Um desses exemplos foi a Thaís do Miss Baby Enxoval de bebê, que é aqui no Rio de janeiro mesmo. O trabalho dela é maravilhoso. Faz enxovais de bebês. Comprei muita coisa nela: bodys, cueiros, kits, porta-trecos, trocador de fralda, enfeite de porta de maternidade, etc. Ela honrou com todos os compromissos comigo de prazo e entrega, qualidade dos produtos e eu evidentemente também, pois paguei tudo certinho. Recomendo o trabalho dela, pois é uma pessoa boa para se lidar, maleável, agradável e muito competente. O que eu deixei de recado no orkut para ela! Escolhi tudo com carinho e ela me deu muita atenção.
O endereço dela:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15292722340887882434

Uma provinha do talento dela:





Tudo lindo e caprichado-Miss Baby Enxoval de bebê


Uma outra pessoa ótima para se negociar e conhecer é a Denise Pimpão do Retalhinho de Pano. O trabalho dela é de uma delicadeza incrível!!Encomendei móbiles para a janela do quarto do Davi e amei. Tudo certo, quanto a qualidade e prazo de entrega. E fora isso, a Denise é de uma gentileza sem tamanho.
Oendereçodela:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=887448623634020422













E para finalizar com chave de ouro, quero falar também sobre o trabalho de Dani Salles, que conheci também pelo orkut. Ela faz artes e design em fotografias e muitas outras coisas, estou falando nesse post aqui, de gente prendada e gente boa. A Dani tem um proposta de trabalho muito interessante, você que fica como eu cheio(a) de fotos no computador, envia para ela, ela faz um fotolivro por exemplo com suas fotografias. É uma obra de arte. Fizemos um fotolivro para o Davi que inclui gestação, nascimento e os primeiros meses, ficou fantástico. Não tem quem veja e não se emocione, é lindo.
Ela tem um site:

Espia só como fica lindo...agora imagina impresso como um fotolivro...É demais!!




Meu bebê do fraldário

Amigos, inscrevi o Davi no concurso bebê do fraldário do Botafogo Praia Shopping/RJ. Quem puder dar uma forcinha votando nele, acesse o site:
beijão!!!!!!

Não sabia que ia ser assim...

A cada dia uma surpresa. Meu coração vive sobressaltado, estou sempre preocupada com o Davi. Agora é a creche. Começou na segunda-feira. Está na adaptação. Tem chorado. E eu também. E eu fico pensando e se ele não se adaptar?!Ele tem sentido muita falta de mamar por lá. Ele não mama mamadeira e nem chupa chupeta. Hoje quando cheguei para buscá-lo, fez um biquinho e lá vem choro. E eu não tenho leite suficiente para retirar e deixar para ele. Até porque sei que ele não quer só o leite, quer o aconchego.

Grace Olsson e livro.

Conheci a Grace em um amigo oculto virtual. Tirei o nome dela e mandei o presente, mas quem me tirou nunca enviou o presente...Eu teria ficado chateada por ter participado dessa brincadeira se eu não tivesse tirado a Grace. Porque o meu presente foi tê-la encontrado.Pessoa generosa e honesta. Um baita ser humano!!!Ela me deu esse blog que vos fala de presente e com suas atitudes me cativou.
Ela tem um trabalho relevante com crianças refugiadas e há alguns meses atrás, lançou um livro sobre o tema. Li o livro e fiquei sensibilizada. E concordo com ela, não importa o tempo,a distância, o que vale é o sentimento.Onde existir a necessidade, se a gente puder ser útil, isso é o que vale. O livro é uma pesquisa bibliográfica e de campo. Tem depoimentos e fotografias. E comprando o livro é uma forma de ajudar no trabalho dela com refugiados que vivem em um campo em Moçambique.
O nome do livro: Crianças refugiadas em Moçambique - Um drama na África.
Para comprar o livro: http://www.editoranovitas.com.br/
Cheguei um pouco atrasada , mas acho que sempre é tempo de se falar de algo bacana e relevante.

Seis meses de amamentação exclusiva!!!





Esse é o DAVI. Fez seis meses!!!!!!!E eu durante esses seis meses consegui a proeza da amamentação exclusiva. Valeu a pena, ele está um garotão!!!E eu estou orgulhosa de mim. O bico do peito ficou ferido, achei que o meu leite não o alimentava, senti dor, mas venci meus temores e consegui garantir o bom leitinho para o meu filho.
A natureza é sábia mesmo, o leite vem na temperatura ideal, com o valor nutricional ideal e na medida. Não precisa gastar quase vinte reais com a lata de nan.
O período inicial não é fácil. É impressionante, a enfermeira coloca o bebê do nosso lado e ele rapidinho já está lá instintivamente mamando. E dali a alguns dias é batata, o bico do peito começa a doer...o bacana é que isso passa e depois a gente nem lembra o quanto doeu.
Tenho que agradecer a minha querida amiga GEORGIA, ela me ligou, trocamos mensagens, me dando dicas maravilhosas sobre os cuidados com o bebê. Essa nasceu pra ser MÃE. E me ajudou muito!Davi é afilhado virtual dela. Obrigada amiga!
Vou fazer uma festinha na semana que vem, comemorando os seis meses do Davi e as nossas vitórias.
Quero mandar um beijo pra Ana Pontes, a vovó do Davi. Amiga muito querida. Uma doce voz.
Outro beijo pra Grace Olsson, tia do Davi. A Grace viu a minha casa aqui, depois do bebê um pouco bagunçada e se ofereceu pra colocar ordem por aqui, novo layout. Tá lindo. No próximo post quero comentar sobre o livro dela...

Maternidade

“Não tenho tempo para mais nada, ser feliz me consome” – Adélia Prado
É um sentimento que me domina, uma alegria, um cuidado com meu pequeno grande DAVI.
Contudo, não posso negar que estou cansada. Tenho muito sono acumulado. Meus olhos coçam e doem. É sono, mesmo!!!Eu sou dorminhoca, ou melhor era.
Quando eu sento em frente ao computador, abro a página do blogger e começo a digitar, é batata, o Davi acorda. Ele não é de chorar muito não, mas resmunga e fica bravo, quer atenção. Na maternidade, a enfermeira quando foi dar o banho nele no quarto, me falou, “nossa, ele é brabo e forte”, e também, lindo e exigente(complemento da mamãe-corujíssima).
Quando entro na Internet, estou sempre no orkut, porque é mais rápido do que o blog, se o Davi quiser mais atenção, o orkut pode ser parado em qualquer momento, já o blog não. Sinto saudades do bloguinho e queria sinceramente me organizar e conseguir postar.
Aos poucos, bem aos poucos mesmo, estou arrumando a vida de novo. Por que um filho dá uma sacudida em tudo e fica muita coisa fora do lugar. A licença maternidade acabou. Fui beneficiada com os benditos seis meses. Não arrumei uma gaveta, foi só embalar meu menino. E voou. Já foi...Quero mais!!!!!!!!!!
O chá de bebê do Davi,aqui no blog, foi um sucesso, total. A pessoa que chegou mais perto da data de nascimento dele foi a
Clarice. Consegui cumprir o prometido e mandei pelos Correios uma lembrancinha cheia de carinho pra ela. Acho que ela gostou.
Foram cativantes os recados recebidos. Para cada pessoa que veio, muito obrigada!Eu preparei os doces, os salgados e os sucos com muito carinho...Vocês foram maravilhosos mesmo!!
Foram mensagens, poemas, letras de música, versos, imagens, desenhos, telefonemas, torpedos, e até presente da Europa chegou aqui. E de Campos dos Goytacazes, também, de Maceió, de Sum Paulo, do Rio de Janeiro, emocionante!!!!!!!Não vou citar nomes para não ser injusta com ninguém, pois tudo que recebi foi bom demais da conta. O chá aconteceu. Chorei, ri, e “o importante é que emoções eu vivi”...Euzinha aqui, sozinha em casa, com únicas companhias da barriga e do computador. Amo vocês, meus queridos amigos e minha amada família.

Davi


Em 22 de março de 2009, às 6:42 h, da manhã, nasceu meu Davi. 3685g e 50,5cm.Gordinho e cabeludo. Observando tudo, chorando um pouco, assustado com a luz, as vozes, com o mundo novo. Embrulhadinho numa toalha, meu filho foi entregue para mim. Caladinho, olhando tudo, ele ficou com a mamãe. Estamos nos adaptando um ao outro. O amor já é grande e a tendência é aumentar mais e mais...Eu já passo as noites acordada para amamentá-lo e o vigiando (conferindo se ele está respirando)...Estou bem cansada, mas muito feliz com meu grande amor.
Tentamos até onde foi possível, o parto normal, mas o Davi estava flutuando, embora eu já tivesse entrado em trabalho de parto. Fiquei horas sentindo as dores mas não tive dilatação, a solução foi a cesariana. É o tal fecho-eclair na barriga...Até que foi menos traumático do que eu pensei, os pontos são absorvidos pelo organismo e a cicatriz já está bem discreta.
Tô aqui aproveitando que o Davi está dormindo, mas já estou vendo meus bracinhos mais fofos se mexendo, portanto, tô indo...Amanhã eu voltarei...beijo.Vivi e Davi

Clubinho do Davi - Chá de Bebê Virtual - CONVITE

Já deixou seu recadinho?!!!Já fez o seu palpite?!!Então, pode fazer...nós ficaremos felizes com sua presença, seja vc muito conhecido(a) nosso ou um novo(a) amigo(a)!!!!!!!!!!
CONVITE
Queridos (as) Amigos(as),
O chá aqui é diferente, você traz para a frente do computador as torradas e o chá. A hora que vc quiser, no dia em que quiser...
Durante o mês de fevereiro e primeira quinzena de março, meu bloguinho estará aberto para quem quiser deixar um recadinho, aqui, para o meu filho, Davi. Pode ser o que quiser, um comentário, uma frase, uma música, um verso, um versículo, um desenho, uma fotografia, e eu recolherei e guardarei com o maior carinho para mostrar um dia para ele.
O Dia é : TODO DIA
A Hora é : QUALQUER HORA
E geralmente, nos chás de bebês, há brincadeira e aqui também!! Aquele(a) que adivinhar a data de nascimento do Davi ou chegar mais perto, ganha uma lembrancinha, é só deixar seu e-mail de contato.

Um pouquinho do que o Davi gosta: de futebol, de praia e de brincar!!!Como vocês podem observar ele tem a opção de usar a chuteira do Botafogo ou um sapatinho mais social, também obviamente do time do coração da família!!
beijo para todos!!

Em 27.02.09

Meu Davi já está com 37 semanas. Cada dia mais levado, chuta, mexe, e se prepara com soluços para respirar aqui fora.
A imagem que eu tenho dele é a de um menino lindo, fofinho e pelo qual eu nutro um amor imenso. Parece comigo, pois desde os cinco meses já está de cabeça para baixo...Ele soube que essa era a posição para nascer e imediatamente se preparou. Por um lado eu fiquei orgulhosa e por outro acho que ele podia ter brincado mais na barriga, ter dado várias cambalhotas antes de se arrumar...mas eu também sou assim, me antecipo...e sou disciplinada quando sei que as coisas funcionam de tal jeito...Fisicamente, pela ultra ele parece com o pai, tem sobrancelhas grossas, e nariz do pai também, eu vi...juro que vi!!
Tudo por aqui está em paz. Ele já tem quase três quilos e 47cm. Continua flutuando de cabeça para baixo. Adora nadar e fica calminho dentro da água.
Eu confesso que estou ansiosa e assustada. E a pergunta que ronda meus pensamentos, meu Deus, quando será a hora?
Não posso andar por aí e preciso descansar bastante.
Disse a médica que ele já está a caminho...
Agradecemos as mensagens de carinho que estamos recebendo!!Todas são lindas!!Obrigada por compartilharem de perto ou de longe da nossa alegria. Obrigada pelos mimos, pelo carinho e pela atenção.
Tia Carmen obrigada pelo livro de Shantala, estou tentando aprender essa massagem tão encantadora.Tanto as fotos, quanto o texto do livro são pura beleza.
Cada comentário deixado aqui me deixa muito feliz. Davi já tem o seu primeiro caderno onde eu registrarei o nosso chá.Mais pra frente eu agradecerei aqui nominalmente aos frequentadores do chá...


P.S: O caderno veio de Recife/PE. A tia Ioneide fez para o Davi. Uma graça!

E o curso de gestantes?
Fizemos o curso para gestantes lá no Rio, que foi muito bom. Aprendemos sobre gravidez, parto, banho do bebê e psicologia infantil, mas foram apenas três horas de curso e o tempo voou...deu para ter mais noções sobre o BEBÊ.
Vou aprender mesmo mais com os conselhos dos amigos e familiares e com a internet.E principalmente com o mestre dos mestres, JESUS que me iluminará na hora certa, isso é certo.
E por falar em internet,a tia Kátia nos indicou um vídeo fofíssimo com o banho de um lindo recém-nascido. Dêem uma olhadinha, é uma poesia. Eu não me canso de vê-lo e tento decorar cada passo. Temperatura da água, jeito de pegá-lo, como lavar a cabecinha, etc.O link está aqui em baixo:


Beijo e até breve!!!!!

Em 05/03/09 - Davi - 38 semanas

Estamos aguardando...malas prontas...Coração a mil!!
Fiquei vendo uns vídeos de parto...meu Deus!!Coração a mil!!

beijo, Vivi

Em 09 /03 /09 - Davi - 38 semanas e alguns dias...

Nenhum sinal ainda...na minha tribo, as índias que me rodeiam, me disseram que as pernas e pés ainda inchados como os meus, são um indicativo de que a hora não chegou ainda...e a lua só vira amanhã...Será amanhã?!!!!!!!!!Na última noite não consegui dormir de tanta ansiedade...E vc sabe de mais algum indício de que esteja chegando a hora?!!Me conta!!!Por favor!!!!!!!!!!!

A indústria do consumo de artigos para bebês

Impressionante a quantidade de coisas que hoje em dia são indicadas para um bebê, e te vendem os artigos como fundamentais, o que alguns concordo que até são, porém outros nem tanto assim:
  • Bebê conforto, o carrinho, a banheira com trocador, trocadores portáteis, muitas fraldas descartáveis, muitos bodies, Kit higiene(com garrafa térmica), móbile, um quartinho fofo, muitas roupinhas, curso para gestantes, saquinhos para colocar cada muda de roupa do bebê para maternidade (custam em média 6 reais), segura-bebê, kits berço, kits malas, mantas, etc...
Os pais de primeira viagem ficam perdidos em meio a tanta coisa, sem saber o que é necessário de verdade ou supérfluo. E eu fico me perguntando, sobre a vida de nossas mães, avós e bisavós...sem nada disso e estão aí os filhos no mundo...
Fiz uma pesquisa de preço de cursos para gestantes, já que aqui eu não posso contar mesmo com familiares porque moram longe, eu e marido e Davi teremos que nos virar...O preço varia de 120 reais (Barra Dor, no Rio) a 250 reais(Perinatal, no Rio), por 12 horas de curso mais ou menos. Esses cursos incluem orientações para uma gravidez saudável, cuidados com o bebê, banho do neném, sinais do parto, etc...Fiquei com muita vontade de fazer para tentar me preparar melhor, e ao mesmo tempo pensei que com essa grana eu poderia resolver outras coisas. Foi quando num desses fóruns de bebês alguém falou que a empresa Cell Preserve, que faz um trabalho com células do cordão umbilical de bebês ia dar uma palestra de graça de 4 horas para gestantes...Bom, parece que é nessa que vamos!!
De vez em quando não tem jeito, eu acabo cedendo aos apelos da indútria e me pego preocupada com o kit berço, bolsa disso e daquilo, e meu lado racional fala logo, o Davi não precisa disso, antigamente os pais compravam os lençóis de berço e ponto final...Pra quê tanto protetor, se a proteção maior é de Deus.
Enfim, quem tá na chuva acaba se molhando mas acho que é preciso dosar, usar do bom senso de cada um, porque dinheiro não é capim...beijoca!!!

Davi - 34 semanas de fofura!!!

Davi pediu para mamãe mostrar os bichinhos pra ele.
Meus caros amigos(as),
Tá chegando a hora...Lá se vão 34 semanas. Davi cada dia está mais levado. É pézinho para lá e para cá. E nós ainda não decidimos se ele vai nascer em Macaé ou no Rio. Na verdade, acho que vamos deixar para ele decidir onde vai nascer, se vai ser com a tia de Macaé ou com a tia do Rio...Acho que ele já está suficientemente amadurecido para decidir a situação...
A médica-tia de Macaé me explicou de novo, as condições para o parto ser normal: o líquido tem que estar clarinho, a minha pressão boa, o neném na posição, tinha mais coisa que eu esqueci agora, que eu cheguei a conclusão de que o normal é ter parto cesariana para esse povo...Tô aqui torcendo para meu Davi cooperar...
Ele parece que já está de saco cheio de barriga...Há dias que anda muito agitado...Eu magrinha com saboneteira e uma melancia na barriga...
Lá pro dia 16 de fevereiro vamos fazer uma outra ultrassonografia...E Davi como sempre vai mandar beiijinhos para mamãe e pro papai!!!

Mais fotos...

Mamãe e Davi na lagoa do Iriri/Rio das ostras
Papai e mamãe fazendo exercícios na turma de gestantes.

Clubinho do Davi - Chá de bebê virtual

Vou organizar um chá de bebê virtual para o Davi. Quem quiser no mês de fevereiro, pode mandar um verso, uma (s) palavra(s), um desenho, uma fotografia, o que quiser e eu guardarei com maior amor e carinho para mostrar para o meu filho. As vias para o chá serão a internet, via blog, via e-mail, orkut, ou correio o que as pessoas quiserem. Davi ama receber carinho, como todo mundo!!!E a gente vai amar receber algo de você!!!Como eu expliquei não precisa ser algo físico, depois eu vou fazer um álbum com meus escritos por aqui, como sugeriu o Tio Adelino e com o carinho de vcs para guardar para ele.
Meu e-mail é: vivitol21@yahoo.com.br.
beijo,
Vivi

Davi - 32 semanas

Êita gente!!!Nem parece que já passou tempo assim, mas Davi já está de 32 para 33 semanas. Tá chegando a hora!!!!E muita emoção vem por aí!!
  • O dentista prometeu que eu vou tirar o aparelho agora em fevereiro. Também se não puder tirá-lo por bem eu arranco com os próprios dentes...
  • Estou acabando de comprar as coisinhas do meu fiote.E ele é muito exigente...
  • Por enquanto tudo em caixas, mas em breve quero arrumar tudinho.
  • Comprei o kit berço e a malinha do Davi. Vou criar coragem pra nessa semana arrumar a mala da mamãe, do papai e do meu fofinho.
  • Davi pensa que tem 40 semanas. Mexe toda hora, chuta e apronta 24 horas por dia.
  • Quero agradecer o carinho de todos que passam aqui ou no orkut e deixam um chamego pro meu bebê. Agradecendo as tias, tios, vós, vôs, de dentro e de fora da blogosfera e quem mais chegar pelo carinho...
Beijo pra todos!!

30 semanas de Davi

1. Cueiros, fraldas e toalhas do Davi. 2. Davi e mamãe.
Estamos caminhando para 31 semanas. Ainda há pouco vi o pézinho de Davi correndo de um lado para outro na barriga...Ainda não sei se ele nascerá aqui ou no Rio. Estou acabando de comprar as coisinhas dele e querendo ansiosamente preparar logo a malinha dele. Primeiro eu vou comprar a bolsa, êita bolsinha cara, sô!!!Pesquisei na internet preços da bolsa e do kit berço, mas acho que vou comprar ao vivo e em cores mesmo, assim eu vejo a cara e a qualidade...
Tenho que fazer uma leve dieta, já engordei dez quilos!!Nunca passei por isso na vida de engordar...sempre fui muito magrinha e não sabia o que era ver um pedaço de bolo e pensar duas vezes antes de comer...Tô sofrendo...

É Davi

Davi com a mamãe fazendo Yoga.


Bolinho do chá de bebê.Aqui ele ainda não tinha nome, era apenas o Floquinho...
Escolhemos o nome DAVI para o nosso menino. DAVIi porque é um nome pequeno, mas forte. Porque o bebê é da VIVI, porque é VIDA ao contrário, porque é um nome bíblico que significa "amado", "predileto", Davi foi um rei que tinha todo o seu ser voltado para os interesses de Deus. Gostamos dos significados e da sonoridade. O Mês de dezembro foi intenso, fim de ano, época de fechamento escolar, definições profissionais, entrada num estágio mais avançado da gestação, medos, tensões e acima de tudo muita alegria. Foi mais ou menos nessa época que o Davi começou a aprontar mais...Ele mexe bastante!!!!E a cada voltinha dele é uma alegria sem igual para a mamãe. Parece que gosta da noite, pois é nas madrugas que ele gosta mais de se esticar e cutucar a mamãe. Uma fofura!!!Foi também nesse mês que meus alunos fizeram um chá de bebê para mim. Foi muito bom. Ontem comecei a lavar as fraldinhas e cueirinhos. Tô que num páro...
E ainda não entrei nas novas regras da língua portuguesa...Sinceramente, não gostei dessa reforma ortográfica...O trema, tão simpático se foi...e o hífen indigesto continua com outras regrinhas, e minha estante?!!Cheia de livros!!!Tudo obsoleto!!!Meu dicionário que foi tão caro!!Agora está ultrapassado...pro Davi vai ser mais fácil, mas para os adultos, bem chatinho...Sem mais comentários...