RSS

Mudança, borboletas, etc.

Há mais ou menos 15 dias, nos mudamos de casa. Muitas caixas, sacolas, embrulhos, etc, e a necessidade de dar um destino a cada coisa. Estamos, aos poucos, nos reorganizando.
Certamente, nossas plantas estão sentindo muito a nossa falta. Afinal, foi muito carinho que a gente sempre deu pra elas. Hoje estive na casa antiga e as lagartas estão tomando conta do pé de maracujá e devorando o pé de couve. A retirada de lagartas aqui é um processo artesanal. A gente vai retirando uma a uma (às vezes grupinhos como as da foto!).
E quem diria que esse ser feioso se transforme em uma bela borboleta!!Pois é, a sábia natureza!!Todo ser tem seu papel nesse grande palco da vida.
A borbolet põe ovos. Os ovos dão origem às lagartas que se esbaldam comendo as folhas. Engordam cerca de 100 vezes seu tamanho. São quase inofensivas...mas comem nossas folhinhas e ainda queimam nossa pele.Seus predadores são formigas e aranhas. A maioria é comida antes de chegar a fase adulta, mas aqui em casa elas estão vivendo bem...ficam até a velhice!!!Pobre pé de couve!!!
O casulo se rompe e surge uma linda borboleta. Com suas cores festivas, sua liberdade vai voando por aí e germina muitas flores. A borboleta é como nós gosta do que é docinho e suga com suas anteninhas o néctar das flores e vai carregando a sua liberdade, que é tão almejada pelos humanos. A borboleta vive tão pouco!! Mais ou menos dois meses!!Deve ser esse o motivo de tanta vida e liberdade, ela tem que aproveitar cada instante!
Peço desculpas aos mais sensíveis, mas publico aí em baixo foto das lagartas. Tem também Dona borboleta flagrada colocando seus ovos. Tem a dona Viviane atrás da couve e do maracujá.


1 comentários:

Cidinha Dias disse...

Oi Vi.
Acho que lá pro dia 24 eu vou aí. Neuton vai à Macaé fazer um exame e eu vou ficar à toa. Se der vamos nos encontrar?
Beijinhos...