RSS

E para o carnaval?

Vou seguir os conselhos de uma amiga, estocar comida em casa e ficar na toca...A cidade de Rio das Ostras fica intransitável, nessa época...Cozinharei feijão e cantarei a música do Gonzaguinha que é bem animadinha:

O Preto que Satisfaz
Dez entre dez brasileiros preferem feijão
esse sabor bem Brasil
verdadeiro fator de união da família
esse sabor de aventura
famoso Pretão Maravilha
faz mais feliz a mamãe, o papai
o filhinho e a filha
Dez entre dez brasileiros elegem feijão!
Puro, com pão, com arroz
com farinha ou macararrão
macarrão, macarrão!
E nessas horas que esquecem dos seus preconceitos
gritam que esse crioulo
é um velho amigo do peito
Feijão tem gosto de festa
é melhor e mal não faz
ontem, hoje, sempre
feijão, feijão, feijão
o preto que satisfaz!

Sempre feijão...

O feijão é uma comida típica do prato do brasileiro, mas seu preço teve alta absurda nos últimos meses. O aumento foi de 192,81%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. O quilo do feijão carioquinha está custando em torno de 7,50 reais, enquanto que o quilo do feijão preto está em torno de 3,50reais por aqui. O feijão que sempre foi unanimidade entre ricos e pobres, agora, parece estar destinado somente aos mais abastados...Parece que vamos ter que botar mais água no feijão...
A estiagem no ano passado, foi a responsável pela elevação do preço do feijão, mas não se pode esquecer dos biocombustíveis. Muitos estão preferindo plantar cana-de-açúcar, soja, a plantar feijão...
Aonde vamos chegar??? Quanto custa o quilo do feijão em sua cidade??
A saída para os feijólatras de plantão é optar pelo feijão preto, que mesmo assim, ainda está muito caro, mas sai pela metade do preço do Carioquinha (o da foto).
Eu capricho no tempero do feijão, quando levanta aquele cheirinho, os feijólatras ficam hipnotizados. Eu e marido somos apaixonados por feijões, de todos os tipos e cores: vermelho, preto, carioquinha, manteiga, branco, rajado, fradinho,etc. O preto é muito usado no Rio de Janeiro, pelo menos, na minha casa, sempre foi o preferido. Depois que casei, passei a inovar cozinhando todas as cores do bom feijão.
O feijão é uma leguminosa, ou seja, um grão produzido em vagem. Muitos dizem ser originário do continente americano. Seu consumo se espalhou pelo mundo, sendo muito usado pelos viajantes. Os tropeiros comiam um feijão misturado com alho, cebola, farinha de mandioca, ovos e linguiça, o famoso feijão tropeiro.
Não se pode esquecer da combinação tipicamente brasileira, de arroz com feijão, que é perfeita no sabor e na absorção das proteínas pelo organismo. Uma curiosidade é que é bom consumir o feijão, junto com frutas ricas em vitamina C, pois isso facilita a absorção do ferro no intestino. Um bom exemplo, é a feijoada que vem com laranja.
Feijoada Completa
Chico Buarque de Holanda
Mulher
Você vai gostar
Tô levando uns amigos pra conversar
Eles vão com uma fome que nem me contem
Eles vão com uma sede de anteontem
Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Não vá se afobar
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar
Ponha os pratos no chão, e o chão tá posto
E prepare as lingüiças pro tiragosto
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja-bahia ou da seleta
Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Depois de salgar
Faça um bom refogado, que é pra engrossar
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira
Diz que tá dura, pendura a fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão

Espia só que selo bacana que eu ganhei!!

Continuo sem internet, mas hoje eu tive que dar meu jeito pra postar sobre esse selinho que eu ganhei de duas amigas: Georgia e Celia. Obrigada, meninas! É muito bom ser lembrada por pessoas especiais como vocês. Eu via outros blogs recebendo selos e não imaginava que o meu um dia receberia. Fiquei feliz demais da conta! Foi o meu Oscar ou melhor, o meu kikito!!
Eu tenho que indicar outros blogs e aí vai:
Blog da Taty @ Esse blog é contagiante na sua naturalidade, honestidade e colorido. Gosto muito do blog e da Dona do blog que é autêntica e espontânea, como a vida devia ser. Nota dez!
Blog da Celia @ A Celia escreve lá do Espírito Santo, um Estado lindo e cheio de histórias que a dona do blog anda contando muito bem. Ela lida muito bem com as palavras. Foi uma das primeiras amigas aqui na net. Nota dez!
Blog da Georgia @ A Geo tem uma saia bonita, estampada de gente boa, de um tecido de qualidade que permite que pessoas como eu, se pendurem na barra. Eu não sei a razão, mas tenho a sensação de que conheço ela há tempos! O blog dela é muito agradável e acolhedor. Sempre tem uns causos bem interessantes pra gente ler e pensar. Nota dez!
Indico também, os blogs da Ana e da Denise Rangel que desde que eu comecei a escrever esse blog aqui, tenho visitado e aprendido muito sobre esse mundo grande. Só passando lá pra entender. Nota Dez!!

Como eu ando...

Só para variar estou sem internet, ou melhor, tenho a internet discada que é inviável devido aos altos custos, portanto para mim que gosto muito de internetear, é o mesmo que não ter. As aulas na escola vão voltar daqui a pouco!Eu nem descansei ainda. Ontem eu me dei conta disso, a Diretora me ligou para falar do meu horário. Estou tensa, preocupada com os dias que terei que trabalhar. Eu trabalho à noite e não tenho carro, então me assusto com mudanças bruscas no meu horário.
Esse ano estou cheia de idéias para melhorar minhas aulas, vou falar de pinturas, livros, fotografias e de tudo que eu conseguir fazer um gancho para minhas aulas de química. Não adianta eu querer falar de reações químicas, pura e simplesmente, para quem tem dificuldades na vida diária com contas, imagens e escrita.
Espero conseguir por em prática um bom trabalho. Não adianta ficar reclamando das péssimas condições de trabalho e do salário sem agir...Quero vencer e espero que meus alunos gostem das aulas...

25 anos sem Mané Garrincha

Foram jogadas alucinantes, hipnotizantes contra os adversários e infelizmente contra ele mesmo. Foi um brasileiro amado por sua genialidade e toques imprevisíveis com a bola no pé.
O garoto das pernas tortas encantou os torcedores do Botafogo e a todos os Brasileiros com seus dribles impossíveis. Fez a alegria não só dos botafoguenses, mas de todos os que gostam de futebol. E ainda conquistou o mundo nas Copas de 1958 na Suécia e em 1962 no Chile.
O álcool foi seu cruel inimigo. Arrasou com a vida dele. Mané deixou saudades.
E vem a cabeça, essa realidade de que ficamos impotentes diante de certas coisas. Muitas vezes, queremos mudar o destino de nosso país, a triste sorte de alguém que amamos, ajudar a um ser humano da família ou não, mas acabamos inertes pois há coisas que não conseguimos mudar...

É o grande artista Zé Geraldo...

"Quando um homem chega numa encruzilhada
Quando a gente chega numa encruzilhada
Olha prum lado é nada
Olha pro outro é nada também
Aí o céu escurece, o céu desaba
Tudo se acaba
Quando tudo tá perdido na vida
Só quando tudo tá perdido na vida
É que a gente descobre que na vida
nunca tudo tá perdido, meu irmão"

Aninha, Valter e Georgia

No ano de 2007, conheci algumas pessoas muito especiais. Uma delas foi a Aninha, uma mulher simples, generosa e dona de grande talento. A Aninha faz roupas e tem uma loja virtual. São vestidos, shorts, etc. Cada um mais bonito que o outro. Na foto acima, estou vestindo um de seus modelitos... Juntou o charme da pessoa com o do vestido. Assim, ficou fácil...Dedé gamou na hora!!Brincadeirinha...Parabéns, Ana!!!Que essas mãos criem cada dia mais, pois seu talento é divino!
Conheci também, o escritor Valter Ferraz, que vem a ser marido da Ana. O Valter é autor do livro Capão, outras histórias. O livro é muito interessante, bem escrito e traz a chamada realidade da vida. Ficção e realidade, ou realidade na ficção, ou realidade na realidade...Eu não conseguia largá-lo até acabar. E quando, por fim, cheguei à última página, queria mais...O livro trata de uma realidade que está perto e ao mesmo tempo longe da gente. Perto pela situação de pobreza e carência comum aqui no Brasil e pelo que se viu com a Regina Casé, no Fantástico, em muitos lugares do mundo e longe, porque é difícil "entender" o roubo e a brutalidade... Valter, valeu!!Seu livro é muito bom, mesmo. Você tem o dom de escrever. Aguardo as próximas publicações...Parabéns,Valter Ferraz!!
Uma outra pessoa, maravilhosa que conheci foi a Georgia que é autora do livro Marcado pelo passado. O livro é muito bom, também. É um livro de mistério que também prende o leitor do início ao fim. A Georgia adianta pra gente uma das possibilidades para o futuro dos livros pois o livro está disponível no endereço virtual marcado acima. O livro é bom demais e sua leitura é gratuita. Espia que coisa boa!! Viajei pela Alemanha, e por outros países da Europa, sem sair daqui de Rio das Ostras!! De repente, daqui de casa, de frente para o computador eu me vi envolvida em uma investigação na Europa!! Parabéns, Georgia!! Aguardo também o próximo!!

Aconteceu em 2007

Minha homenagem a três Botafoguenses vítimas de violência brutal no Rio de Janeiro, no ano de 2007.
  • João Hélio Fernandes
  • Hugo Ronca Cavalcanti
  • Lidio Toledo Filho

O primeiro era um menino de apenas 6 anos e foi morto por bandidos sanguinários e covardes, durante um assalto.

O segundo foi atingido na cabeça por uma bala perdida, quando jogava bola em um clube do leblon e veio a falecer. Ontem, fez um mês que ele se foi.

O terceiro é médico ortopedista e foi vítima de assalto no Alto da Boa Vista e encontra-se internado em estado grave. Que Deus o cure e o salve.