RSS

Que a vida da gente seja doce como o MEL



Aqui em casa, a gente usa muito MEL, mas confesso que tem dias que eu tô mais pra limão...Ontem foi um dia desses. Não estava com muita paciência pra gente engraçadinha, como alguns alunos meus que não tem educação, ou para certas pessoas que aparecem na repartição que por mais que sejam tratadas com respeito, ficam fazendo grosserias...mas, isso é outro assunto...O do dia é MEL.
Uma preocupação é saber se o mel é verdadeiro ou não. Domingo, assistindo ao Globo Rural, vimos que existem muitos falsificadores do produto. A reportagem mostrou um sujeito de MG que vendia mel falsificado na garagem da casa dele junto a areia e pedra. O produto tinha rótulo, até apresentável, exceto pelos erros de português da embalagem...Tinha até um SIF, que ao ser consultado no site do Ministério da Agricultura, era de outra empresa do ramo de laticínios.
O mel é utilizado como alimento e como medicamento. Imagine alguém já debilitado ingerindo um mel falso que pode conter dentre outras coisitas mais, coliforme fecais...
Do que é composto principalmente o mel falso?
De açúcar da cana pra dar o sabor doce, de amido para encorpar o produto, de essência de mel e água.
E o mel verdadeiro?
Depende muito da diversidade floral, que quanto maior, melhor será a composição do mel. Em geral, possui açúcares, vitaminas, aminoácidos, água, minerais, antioxidantes. É produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e é processado por suas enzimas digestivas sendo armazenado em favos nas colméias para servir como alimento no inverno. Anchieta parece que foi o primeiro a falar das abelhas brasileiras e do mel produzido. Os índios chamavam de "Eiraaquãyeta", ao mel venenoso que também existe.
As abelhas produzem também, cera, geléia real e própolis. Minha garganta inclusive não vive sem própolis.
Um teste bem simples para identificação do mel falso é:
Dissolva um pouco do mel em água e pingue umas duas gotinhas de tintura de iodo a 2%(que pode ser comprada em farmácias). Se aparecer uma cor escura, azulada, existe amido e o mel é falso.
fonte da segunda imagem:Google

0 comentários: