RSS

Quero ver meus filhos pegando fruta no pé!

É preciso ter cuidado com o tomate, o morango, o mamão, a batata, pois geralmente têm muito agrotóxico (veneno). Devido ao menor peso e resistência das crianças dê preferência aos alimentos orgânicos. A gente lê ou ouve muito isso. Pois, bem, aqueles a favor da agricultura convencional dirão que isso é exagero!Pelo sim, pelo não, gostaria que meus filhos conhecessem as frutas, tivessem contato com os bichos e se integrassem mais em um universo a parte dos venenos de toda espécie...
Nada mais natural então, do que termos a nossa própria hortinha. Portanto, a minha frase do dia é essa: Plante!! Aproveite seu espaço!!
E quem mora em apartamento? Compre vasos. Aquelas pequenas jardineiras. Fica bonito.
Manjericão, salsinha, cebolinha, se adaptam bem em pequenos espaços...E o perfume e principalmente o sabor são maravilhosos!
Hoje eu fiquei muito feliz ao conhecer o nosso primeiro caju. Na verdade um bebê-caju. E tive certeza de que se alguém cometeu alguma injustiça com o caju, como disse o Presidente Lula, não fomos nós, daqui de casa.


O que é vídeo cassete?

Meu vizinho, Tiago, de 4 anos, veio me perguntar o que era um vídeo cassete. Ele estava mexendo nos controles remotos e se deparou com o que pertencia a esse aparelho antigo, do século passado...
Eu ainda tenho um e não tenho coragem de me desfazer dele...
A meninada já está na era dos Dvds, Ipods, Mp3, Mp4, Cds...CDs?Não por muito tempo!!Li por aí, que em Nova York anda sendo comum jogar Cds fora, por causa das mais novas tecnologias...Parece que tanto EUA, quanto alguns países da Europa já contam com empresas especializadas em reciclagem de Cds...Aqui no Brasil, vi Cds serem usados em artesanatos.
Um CD leva 400 anos para se degradar e ainda precisa ser desmagnetizado...e não é muito fácil a tarefa...mais um pepino para as gerações futuras...
Um pouquinho do mar daqui pra refrescar as idéias e pensar no futuro...

Amigos estão deixando o magistério...

Dois amigos decidiram pedir exoneração no serviço público. Não suportaram mais, os baixos salários, as péssimas condições de trabalho e o desinteresse total por parte das autoridades pela educação. Além disso, alguns alunos chegam ao ensino médio, sem saber fazer contas básicas, interpretar um texto, escrever/ler razoavelmente...Cansa. É um malabarismo ensinar química e física assim...
Não quero ficar sozinha na Arca...
Salários da rede estadual: R$ 431,22 a 1.351,62 (variando com as horas trabalhadas...)
Vou preparar minha aula de hoje...Grande beijo, procêis...

Uma canção de Geraldinho Azevedo

Geraldo Azevedo é um dos melhores cantores/compositores do Brasil. Uma música dele e de Capinam para adoçar a semana, com muito mel...Só cuidado porque pode pintar formiga, viu...

Mel, eu quero mel
Quero mel de toda flor
Da rosa rosa rosa amarela incarnada
Branca como um cravo, lírio e jasmim
Eu quero mel pra mim Mel, você quer mel?
Quero mel de toda flor
Da margarida sempre viva viva
Gira gira girassol
Se te dou mel pode pintar perigo
E logo aqui no meu quintal
Cuidado pode pintar formiga, viu?
Mel, eu quero mel,
Quero mel de toda flor
Colorido sabor do mel de toda flor
Antes que um passarinho aventureiro
Que beija um beijo doce sabor
Sabor colorido Mel, eu quero mel,
Quero mel de toda flor
Da assussena, violeta, flor de lís
Flor de Lótus, flor de cáctus
Flor do pé de buriti
Dália, papoula, crisântemo
Sonho maneiro, sereno, fulô de mandacarú
Fulô de marmeleiro, fulô de catingueira
Fulô de laranjeira, fulô de jatobá
Das imburanas, baraúnas, pé de cana,
Xique xique, mel de cana, cana do canavial
Vem de má um mel
Que eu quero lambuzar
Mel, eu quero mel,
Quero mel de toda flor
Colorido sabor do mel de toda flor
Antes que um passarinho aventureiro
Que beija um beijo doce sabor
Sabor colorido...
Mel

Dia do professor



Aos mestres com muito carinho!
Aos mestres da minha vida, muito obrigada.
Toda minha devoção ao Mestre Jesus.
Um beijo muito especial para minha mãe, que me ensinou um bocado de coisas na vida e que mesmo quando eu estava insuportável não desistiu de mim.
Um beijo para Suzana, minha doce irmã. E para todas as outras sempre lindas meninas-irmãs.
Um beijo para o professor de português do Colégio Pedro II, Valter que fez com que eu elevasse minha auto-estima, me elogiando quando eu me destacava, e querendo a cada dia que eu fosse melhor.
Outro beijo para a professora Cássia, da UFRJ que em um dos meus momentos de desânimo me deu a sua mão e a atenção que eu precisava. Talvez ela nem soubesse o quanto estava sendo maravilhosa comigo, mas foi. Há dez anos atrás ela já falava em Química Ambiental...
Um beijo para meu querido chefe Wilson, que com sua inteligência tanto me ensinou e com seu carinho me cativou.
Um beijo para você minha amiga Anna Fust, que sempre esteve comigo e muitas vezes me deu aulas sobre a vida...
Um beijo para Grace Olsson, que me deu esse blog de presente e com suas opiniões e coragem tanta coisa boa me ensinou.
Um beijo para a Denise Rangel e para a Anninha Pontes que sempre me acolheram por aqui com carinho e que em seus blogs eu aprendo tanta coisa, sobre a vida, amor, filhos e netos.
E para fechar com chave de ouro, um beijo para meu marido, Dedé, que me ensina a cada dia um pouco da vida, da administração à alimentação...Foi ele quem me ensinou a comer peixe e verduras...E que vem me ensinando a ser uma encantadora de flores e plantas.
Deixo por aqui, a flor da serralha. A serralha é uma erva muito boa para elevar a auto-estima(olha o amarelo da flor!!É pura energia), além disso tem vitaminas A, D e E. Ótima para os cabelos. Li por aí, que combate à calvice. Só pra variar vem do meu quintal...

Um bolo simples e maravilhoso!

Há nove anos atrás, eu trabalhava no laboratório de uma empresa, no Rio. Era um período difícil, com aquele horário puxado, desesperador pra quem estudava também, porém com muito boas recordações. No tempo restante, após o almoço, aqueles que não dormiam, como eu, trocavam receitas de culinária, dicas para trabalhos da faculdade, planos para o futuro, conversavam...
Nessa época, minha amiga, Fê Guedes, me deu uma receita de um tal de bolo amarelo. Não me lembro se ganhei uma provinha, mas a promessa era de um bolo muito gostoso. Pois bem, pela segunda vez, o preparei e amei!!Fica fofinho e delicioso!!Obrigada Fê!
Aí vai a receita para quem quiser:
3/4 da xícara de manteiga ou margarina
1 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 de xícara de leite
Bata com colher de pau ou em batedeira, a manteiga e o açúcar até obter um creme. Junte os ovos batidos, pouco a pouco, batendo bem depois de cada adição. Peneire (ou penere?!) sobre a massa a farinha e o fermento, alternando com o leite. Despeje a massa em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Assar em forno pré-aquecido.
Obs: Alguém quer vir tomar um café com bolo amarelo, aqui, na casa da ostra Vi??

Que a vida da gente seja doce como o MEL



Aqui em casa, a gente usa muito MEL, mas confesso que tem dias que eu tô mais pra limão...Ontem foi um dia desses. Não estava com muita paciência pra gente engraçadinha, como alguns alunos meus que não tem educação, ou para certas pessoas que aparecem na repartição que por mais que sejam tratadas com respeito, ficam fazendo grosserias...mas, isso é outro assunto...O do dia é MEL.
Uma preocupação é saber se o mel é verdadeiro ou não. Domingo, assistindo ao Globo Rural, vimos que existem muitos falsificadores do produto. A reportagem mostrou um sujeito de MG que vendia mel falsificado na garagem da casa dele junto a areia e pedra. O produto tinha rótulo, até apresentável, exceto pelos erros de português da embalagem...Tinha até um SIF, que ao ser consultado no site do Ministério da Agricultura, era de outra empresa do ramo de laticínios.
O mel é utilizado como alimento e como medicamento. Imagine alguém já debilitado ingerindo um mel falso que pode conter dentre outras coisitas mais, coliforme fecais...
Do que é composto principalmente o mel falso?
De açúcar da cana pra dar o sabor doce, de amido para encorpar o produto, de essência de mel e água.
E o mel verdadeiro?
Depende muito da diversidade floral, que quanto maior, melhor será a composição do mel. Em geral, possui açúcares, vitaminas, aminoácidos, água, minerais, antioxidantes. É produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e é processado por suas enzimas digestivas sendo armazenado em favos nas colméias para servir como alimento no inverno. Anchieta parece que foi o primeiro a falar das abelhas brasileiras e do mel produzido. Os índios chamavam de "Eiraaquãyeta", ao mel venenoso que também existe.
As abelhas produzem também, cera, geléia real e própolis. Minha garganta inclusive não vive sem própolis.
Um teste bem simples para identificação do mel falso é:
Dissolva um pouco do mel em água e pingue umas duas gotinhas de tintura de iodo a 2%(que pode ser comprada em farmácias). Se aparecer uma cor escura, azulada, existe amido e o mel é falso.
fonte da segunda imagem:Google