RSS

Aniversário de Renato Teixeira

Hoje, dia 20 de maio, é aniversário do grande compositor brasileiro Renato Teixeira. Autor de músicas que falam com singeleza da amizade, do homem do campo - o caipira, da natureza e da vida. O Renato divulga a música caipira de raiz, valoriza a cultura do homem do interioRRR, dos cantinhos e cantões do Brasil. Parabéns, Renatão!!

"Quando uma estrela cai, no escurão da noite e um violeiro toca suas mágoas...Então os óios dos bichos são os olhos de quem ama, pois a natureza é isso, sem medo nem dó nem drama, Tudo é sertão, tudo é paixão..."
"Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou nada sei..."
Eu me lembro também com imenso carinho dos jingles criados por ele:

"Roda baleiro atenção, quando o baleiro parar ponha a mão.Pega a bala mais gostosa do planeta... bala de leite kids a melhor bala que há..."

"Ortopé, ortopé, tão bonitinho!!!"

Falando de caipira:
Caipira (alteração de caipora - "sou caipira, pira, pora...") é uma palavra de origem tupi, que significa morador do mato. Significa também a cultura do interior de São Paulo, de um pedaço de Minas e de Goiás. Monteiro Lobato representou o caipira através do Jeca Tatu. O Jeca era preguiçoso e Monteiro concluiu depois, que o Jeca na verdade não era preguiçoso, ele 'estava' preguiçoso por causa das doenças e do abandono do poder público...criou o Jeca Tatuzinho que participou das campanhas do Biotônico Fontoura, o Tatuzinho era saudável e crescia feliz.
O caipira é dono de uma enorme riqueza cultural. Seus cuidados com a terra, sua simplicidade ao falar, seu jeito de viver, dizem muito sobre isso. Muitas concordâncias exóticas do seu linguajar são encontradas em versos de Camões. Algumas expressões que parecem estranhas aos nossos ouvidos (como estâmago), vêm do português do século XVI. É um Caipira abençoado, demais da conta!!!
Inté mais.

1 comentários:

Sonho Meu disse...

Oi Vivi,
Foi bom voltar aqui no Rio das Ostras e te ver de novo.
bjokinhas,
me